Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Renovação no cardápio do Festival Gastronômico

Os preparativos para o festival iniciaram em fevereiro, para a realização do evento no período de 04 a 15 de julho.

b7feed7eff0c4848a1b0c0704eee2086.jpg Foto: Daniel Zimmermann

Consagrado há 13 anos pelos pratos tradicionais da cozinha alemã, o Festival Gastronômico de Pomerode inova em sua 14º edição, com o tema “A Nova Cozinha Alemã”. O desenvolvimento do cardápio levou vários meses e envolveu profissionais dos mais de 20 restaurantes e produtores de alimentos participantes. Além de influências trazidas de viagens à Alemanha e muita pesquisa, o trabalho contou com vários treinamentos e workshops ministrados pelo chef Rodrigo Martins, consultor de diversos restaurantes renomados Brasil afora. Essas capacitações fazem parte do projeto Pomerode Experience, uma parceria da Associação Visite Pomerode com o Sebrae/SC.

A proposta é oferecer aos visitantes o sabor da gastronomia alemã, com toques da culinária moderna. Um dos restaurantes, por exemplo, oferece uma releitura do tradicional marreco assado, que vira recheio de Klössen (massa alemã parecida com gnocchi), servido em cama de repolho roxo e purê de maçã. Outro restaurante traz a tilápia, peixe tradicional no Vale Europeu, grelhada com gergelim ao molho Witbier e raspas de laranja.  Os laticínios fabricados em Pomerode também fazem parte dos pratos desenvolvidos, como no Camembert empanado e frito, acompanhado de salada de folhas e flores comestíveis e molho de mostarda e mel, servido com pão artesanal integral.  

Além das muitas opções mais modernas, em 2018, o festival também terá pratos, sobremesas e sucos naturais para os visitantes com restrições alimentares. Mas, quem prefere os pratos tradicionais da cozinha alemã não precisa se preocupar: Eisbein, Schnitzel e todos os outros clássicos continuam no cardápio. 

Segundo Eliana Czaschke, diretora da Associação Visite Pomerode (Avip), organizadora do evento, a experiência gastronômica não se resume ao preparo das receitas. “Temos toda uma preocupação com a apresentação dos pratos, e somos uma exceção dentre os festivais por servirmos em pratos de porcelana, talheres e cálices de verdade, em mesas bem postas com toalhas, e com um serviço de garçons e limpeza sempre muito atento”. 

O evento será realizado de 04 a 15 de julho, no Pavilhão de Eventos. A diretora da Avip ressalta que o Festival é muito esperado, tanto por visitantes quanto por moradores locais. “O pomerodense aproveita um evento tão charmoso acontecendo do lado de casa, os turistas encaixam a programação nas férias escolares, e para a economia local, o evento também é muito positivo, não somente pelo fluxo de visitantes, mas também como oportunidade para aprendizado e desenvolvimento. Nos dedicamos para que, a cada ano, o evento fique ainda melhor, e todos se sintam bem recebidos. Para nós é um prazer mostrar Pomerode dessa forma especial e reforçar nossas raízes com o passar dos anos”, finaliza Eliana. 

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Daniel Zimmermann
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg