Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Reforço contra o HPV

Ministério da Saúde alerta sobre a necessidade de receber mais uma dose da vacina que previne contra a doença

98125ec45977c4fde63b590057448496.jpg Foto: Arquivo JP

Na terça-feira, 04 de setembro, o Ministério da Saúde (MS) deu início a uma campanha publicitária de incentivo à vacinação do HPV. Em todo o Brasil, aproximadamente 20,6 milhões de meninas, de nove a 14 anos, e meninos de 11 a 14 anos. Eles devem ir aos postos de saúde para se imunizar pela primeira vez ou tomar a segunda dose da vacina e completar a proteção contra o HPV. O tema da campanha deste ano é “Não perca a nova temporada de Vacinação contra o HPV”.

Em Pomerode, será realizada a vacinação contra o vírus do HPV para o público-alvo, porém, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, este não poderá ser foco, pois o estado está cobrando que se dê prioridade à vacinação contra a febre amarela, de pessoas que moram nas áreas rurais da cidade. 

“Tivemos a campanha de vacinação contra o HPV em março deste ano, na qual, estivemos nas escolas vacinando os adolescentes. Agora em setembro, deveria ser o reforço desta vacina, mas como veio a prioridade da febre amarela, esse será o nosso foco. Por uma questão logística e de pessoal, iremos otimizar o tempo dos vacinadores, para que sejam atendidas as demandas. Por isso, não conseguiremos ir às escolas novamente”, afirma Simone Steffens da Silva, técnica em Enfermagem da Vigilância Epidemiológica.

Mas, ela ressalta que há vacinas nas unidades de saúde e que os pais devem procurar os locais para vacinar seus filhos, caso eles estejam no público-alvo. Na cidade, ao todo, 135 adolescentes precisam receber a segunda dose contra o HPV, de acordo com o setor de epidemiologia.

Em Santa Catarina a expectativa é de vacinar 273,9 mil meninas de nove a 14 anos e 306,5 mil meninos de 11 a 14 anos. O Ministério da Saúde alerta que a cobertura contra o HPV só está completa com as duas doses. O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina é de seis meses.

 



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg