Jornal de Pomerode


Rede de apoio para todas as horas

Completando 17 anos de existência em Pomerode, a Rede Feminina de Combate ao Câncer é a entidade que oferece suporte para a conscientização, exames preventivos, encaminhamento para médicos especializados e acompanhamento durante e pós-tratamento.

13f0a863627f9382b41d912e3e171b99.jpg Foto: Divulgação

Completando 17 anos de existência em Pomerode, a Rede Feminina de Combate ao Câncer é a entidade que oferece suporte para a conscientização, exames preventivos, encaminhamento para médicos especializados e acompanhamento durante e pós-tratamento. Hoje, a RFCC exerce em Pomerode um papel fundamental em relação ao atendimento referente ao câncer de mama e colo de útero. 

No ano passado, foram atendidas pela rede 996 mulheres e, em 2017, o número já chega a 800 pacientes atendidas, não havendo qualquer tipo de distinção, embora a preferência seja para as moradoras de Pomerode. 

Ao todo, 53 voluntárias integram a equipe, que realiza os atendimentos na sede e nas casas das mulheres, oferecendo todo o suporte necessário para enfrentar esse momento difícil. “Nós temos uma psicóloga voluntária que atende na Rede, além de doarmos à mulher perucas, lenços e próteses para aquelas que perdem o cabelo devido à quimioterapia ou que precisam retirar algum dos seios”, explica a presidente da RFCC de Pomerode, Sulamita Faqueti Amandio. 

Uma das novidades da Rede são as novas atividades que fazem parte do Grupo de Apoio Moral e Motivacional Vida Rosa, com oficinas que acontecem todas as quintas-feiras, sendo elas de danças circulares, yoga e reiki, que ajudam no tratamento complementar das pacientes atendidas na Rede. Além disso, esse grupo é que visita, em duplas, as mulheres em suas casas, buscando conversar e motivar durante o tratamento.

A RFCC também realiza um trabalho de conscientização sobre o câncer, não só o de mama, mas de todos os tipos. As palestras informativas, normalmente, são realizadas em escolas, empresas e grupos particulares, com temas variados, todos ligados ao câncer e à forma de como preveni-lo.

Já através do ambulatório, a RFCC oferece às mulheres de Pomerode a possibilidade de realizar o exame preventivo gratuitamente, que deve ser feito uma vez por ano. Ele tem por objetivo diagnosticar e prevenir o câncer de colo de útero e outras anormalidades que possam ser detectadas e tratadas preventivamente. O setor realiza, além dos exames preventivos gratuitos, exame clínico das mamas, sessões de massagem (drenagem linfática) em mulheres  que já realizaram a retirada total da mama ou parte dela (quadrante). Todo atendimento feito no ambulatório da RFCC é realizado por uma enfermeira capacitada. 

Existem, ainda, os setores de artesanato e da loja. O artesanto confecciona produtos para serem vendidos em eventos, doados às pacientes através do Grupo Vida Rosa, ou ainda, itens para o uso interno da Rede, como lençóis e capas. Já a Lojinha é responsável pela comercialização de todas as doações recebidas como roupas, sapatos, móveis, brinquedos etc., doados pela comunidade. Toda a renda arrecadada com as vendas realizadas na Lojinha são utilizadas para pagar parte das despesas da RFCC.



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg