Domingo, 21 de Julho de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 23Cº / Min 15°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Rede Comércio Seguro é implantada em Pomerode

Em encontro realizado na Associação Empresarial de Pomerode (Acip), no dia 18 de abril, foram entregues as placas da nova rede de segurança de Pomerode, a Rede Comércio Seguro. A iniciativa segue os moldes da Rede de Vizinhos, mas com peculiaridades voltadas ao Comércio

b28ac30fbd66897c200195ae8c9752d0.jpg Foto: Divulgação / Polícia Militar de Pomerode

Em encontro realizado na Associação Empresarial de Pomerode (Acip), no dia 18 de abril, foram entregues as placas da nova rede de segurança de Pomerode, a Rede Comércio Seguro. A iniciativa segue os moldes da Rede de Vizinhos, mas com peculiaridades voltadas ao Comércio, além de buscar a interação entre comerciantes e Polícia Militar, a fim de manter a cidade cada vez mais segura.

A finalidade deste projeto é prevenir que o crime ocorra, bem como, facilitar a identificação de suspeitos que possam estar circulando pelo município, uma forma rápida e eficiente de troca de informações, que auxiliará a Polícia Militar nas abordagens. O projeto havia sido discutido, anteriormente com empresários da CDL, comerciantes, advogados e Polícia Militar, que debateram o assunto com mais profundidade.

Inspirado no projeto Rede de Vizinhos da PM, que promove a integração da comunidade em prol da segurança pública municipal, o Comércio Seguro pretende seguir essa mesma linha, contando com a participação de comerciantes e empresários pomerodenses. A ideia é que seja criado um grupo no WhatsApp, com a participação da PM, e, neste, informações ligadas à segurança sejam compartilhadas. 

Para ter acesso ao grupo no aplicativo de mensagens, será necessário um cadastro, com informações básicas sobre a pessoa que deseja participar, a fim de conhecer os participantes, para que não haja desencontros de informações e mantenham-se alinhados os propósitos da iniciativa. Além disso, o grupo contará com membros da Polícia Militar de Pomerode, fazendo com que a mesma tenha um controle dos acontecimentos e se informe, com mais facilidade, sobre uma possível ocorrência, atuando de forma ainda mais eficiente, quando o assunto é prevenção.

De acordo com o Tenente do Pelotão de Pomerode, Fábio Verdasca de Luca, no lançamento da ideia, essa nova ferramenta irá auxiliar o trabalho da Polícia Militar, tanto na prevenção de crimes, quanto numa possível busca de um indivíduo que cometer um delito na cidade.

“Será uma maneira de ajudar o trabalho da PM, com as informações que podem ser repassadas por esses comerciantes, e isso vai fazer com que possamos intensificar a segurança na cidade. Além disso, quando for reportada alguma situação suspeita, a Polícia já vai ter uma noção de que veículo e qual indivíduo abordar, a fim de prevenir um possível crime”, relata.

Ainda segundo de Luca, o grupo terá moderador, para que o foco do mesmo fique apenas na troca de informações envolvendo a segurança na cidade.
“Queremos, também, promover consultorias, objetivando o melhor aproveitamento dos equipamentos de segurança para a defesa do nosso patrimônio. Por exemplo, locais onde câmeras de monitoramento fiquem em lugares estratégicos, a fim de utilizar, de maneira correta, esses itens de prevenção. Com isso, juntaremos interessados nessa pauta para debater essas questões, juntamente com especialistas da área e principais agentes de combate ao crime, que é a Polícia Militar da cidade”, explica o presidente da Acip, Peter Volkmann.

Segundo Alexandre Grützmacher, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a parceria com a Acip e a Polícia Militar de Pomerode é fundamental para agregar e fortalecer a segurança no município.

“Essa parceria é de extrema importância para o comércio da cidade e, também, para a comunidade local. Ter esse contato, troca de informações em prol da segurança, é fundamental para que nossa cidade continue se destacando e sendo modelo de práticas preventivas para outros municípios”, finaliza.

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação / Polícia Militar de Pomerode
Veja também: