Jornal de Pomerode


Reconhecimento nacional

Através de uma peça teatral intitulada “Mudança de hábito de Saudiz”, os profissionais da Secretaria de Saúde de Pomerode, Dr. Leopoldo Klug Neto, Amerigo Sugamosto da Rosa, Aline Pazin Crukil, Juliana Paiano, Laurita Oliveira e Luiz Antonio Frantz, enalteceram à comunidade e a necessidade de proteção à saúde bucal.

ed7527da502f92124eaebe2885ec45f3.jpeg Foto: Divulgação

Através de uma peça teatral intitulada “Mudança de hábito de Saudiz”, os profissionais da Secretaria de Saúde de Pomerode, Dr. Leopoldo Klug Neto, Amerigo Sugamosto da Rosa, Aline Pazin Crukil, Juliana Paiano, Laurita Oliveira e Luiz Antonio Frantz, enalteceram à comunidade pomerodense a necessidade de proteção à saúde bucal, além de explicar fatores de risco, com o objetivo de estimular a mudança de hábitos, apoiando o cidadão na conquista de sua autonomia e no autocuidado.

A iniciativa deu tão certo, que o trabalho foi reconhecido em âmbito nacional. Isso porque, durante o Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, que ocorreu de 12 a 15 de julho, em Brasília, o trabalho foi um dos selecionados para apresentar seu case de sucesso.

Na oportunidade, o cirurgião dentista, Dr. Leopoldo Klug Neto, efetuou a apresentação do trabalho aos presentes. O profissional explicou que a peça teatral vem ao encontro da realidade, na qual o público adulto é o mais negligenciado em relação a ações educativas e de conscientização quanto à saúde bucal. “Adultos que possuem problemas bucais estão mais propensos a ter seu rendimento reduzido no trabalho. Dificuldades para mastigar ou problemas estéticos podem gerar desconforto. Ensinar aos adultos que a preocupação com a saúde bucal e fazer visitas periódicas ao consultório odontológico são importantes e pode ser fundamental para melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Diante de tal realidade e observando a carência em respeito à melhoria das condições de higiene, percebemos a necessidade de desenvolver ações para o público adulto e, assim, contribuir de forma significativa para conseguir mudar as atitudes das pessoas”, ressalta.

Através da peça teatral, diversos temas foram abordados, como os fatores de risco e de proteção comuns para doenças da cavidade bucal (cárie, doença periodontal), outros agravos: câncer bucal, diabetes, hipertensão, obesidade, os efeitos do tabagismo, alcoolismo, práticas alimentares inadequadas e sedentarismo (importância da atividade física). O teatro possui uma linguagem de expressão simples, sendo um meio de comunicação que atinge a todos.  

Klug ainda reitera que “com este trabalho observamos a relevância da educação em saúde, através de uma forma artística que é o teatro. Percebemos que nossa experiência teve êxito no que se refere a sensibilizar as pessoas, pois muitos dos que nos assistem se identificam com o personagem principal e refletem sobre como bons hábitos de saúde podem trazer qualidade de vida. Nós, enquanto profissionais de saúde, dispomos dessa potente ferramenta de trabalho para influenciar, positivamente, a vida de nossos pacientes”.

O secretário de Saúde de Pomerode, Rafael Ramthun, também esteve presente no evento e, orgulhoso, reconheceu o trabalho efetuado pela equipe da Secretaria de Saúde. “Sou conhecido por meu otimismo e motivação. Não os escondo. Ainda mais quando sou invadido por um sentimento de orgulho, como o que senti. Ver Santa Catarina participando do Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, em Brasília, com 21 trabalhos e projetos selecionados, mostra a qualidade do nosso Estado e, respectivamente, dos profissionais que atuam na área da Saúde. Quando o assunto é a nossa região, fico ainda mais motivado, não só como gestor e parte do Conselho, mas como munícipe e cidadão. Representamos a Ammvi com trabalhos de Pomerode, Blumenau, Indaial, Timbó e Benedito Novo.  Estive acompanhado pelo dentista Leopoldo Klug Neto, que desenvolveu o projeto que tem a assinatura de Pomerode, juntamente com outros profissionais da nossa Secretaria, já mencionados. A peça teatral foi extremamente bem recebida onde foi encenada. Planeja-se aperfeiçoá-la continuamente e encená-la em eventos de promoção de saúde. Mais de 800 pessoas já assistiram à peça teatral durante as nove apresentações já realizadas, sendo que a mais recente foi encenada no Teatro Municipal de Pomerode, em virtude do Show de Talentos do SUS, organizado pelo Grupo de Trabalho Humanização (GTH) regional. Em nome da Secretaria de Saúde, compartilho nosso orgulho e conquista com todos vocês, agradecendo, em especial, cada um destes profissionais que se empenha em fazer a diferença, mesmo com inúmeras limitações. Como sempre digo, agindo juntos é que o todo se muda”, finaliza Ramthun.



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg