Jornal de Pomerode
Versão impressa


int(63627)

Realizada na Câmara formatura Programa Protetor Ambiental

Na quarta-feira, 13 de dezembro, foi realizada na Câmara de Vereadores, a formatura da 1ª turma de Protetores Ambientais de Pomerode e a 23ª Turma de Protetores Ambientais na circunscrição do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, com sede em Blumenau.

adc2f3b620b00c264edfe4a1b9056dde.jpeg Foto: Divulgação

Na quarta-feira, 13 de dezembro, foi realizada na Câmara de Vereadores, a formatura da 1ª turma de Protetores Ambientais de Pomerode e a 23ª Turma de Protetores Ambientais na circunscrição do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, com sede em Blumenau. Participaram o vice-presidente da Câmara, Ademar Marquardt; o vereador Jean Nicoletto; a secretária de Educação e Formação Empreendedora, Neuzi Schotten; o prefeito Municipal, Ércio Kriek; o 2º Tenente PM CMT do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental, com sede em Blumenau, Robson Dias Savitras; o major PM SUB CMT do 1º Batalhão de PM Ambiental, com sede em Florianópolis, Marledo Egídio Costa; e o 1º Tenente CMT PM de Pomerode, Fábio Verdasca de Luca, além de alunos do Programa e familiares.   

O Coordenador do Projeto, cabo da PM Luiz Antônio Batista, conduziu a solenidade e explicou sobre a importância da atividade. “O Curso de Protetores Ambientais teve seu início em 12 de junho e sua conclusão em 13 de dezembro deste ano, com carga horária de 180 horas/aula. Neste período, os formandos receberam aulas teóricas e práticas que envolveram conteúdo programático nos seguintes temas: Polícia Militar Ambiental, Ecologia, Gestão de Recursos Hídricos, Gestão de Resíduos da Flora, Gestão da Fauna, Legislação Ambiental, Unidades de Conservação e Atividades Interdisciplinares”, explicou. 

Na sequência da solenidade, a oradora da turma, Protetora Ambiental Layra dos Santos, procedeu com a leitura do discurso de formatura. Após, os formandos firmaram o compromisso em adotar as práticas de proteção e salvaguarda dos recursos naturais, assimiladas no curso, zelando pelo meio ambiente equilibrando e servindo de difusores das ideias conservacionistas, e das normas que tutelam o bem ambiental. O aluno Felipe Alves de Campos foi quem proferiu o juramento e, após, foi feita a entrega dos certificados de conclusão de curso aos novos protetores ambientais. 

Representando o Legislativo, o veredor Ademar Marquardt falou da importância da conscientização ambiental para os jovens. O prefeito do Município e a secretária de Educação do Município também fizeram o uso da palavra. 

A Polícia Militar Ambiental de Santa Catarina desenvolve em todo o Estado este programa, voltado ao público adolescente. Tem por finalidade aproximar a Polícia Militar Ambiental das novas gerações, fomentando a prevenção de ilícitos ambientais. Os protetores são adolescentes treinados e disciplinados, que auxiliam a Polícia Militar Ambiental em suas atividades de educação em prol do meio ambiente. 

Pomerode é a 23ª Turma de Protetores Ambientas na circunscrição do 2º Pelotão de Polícia Militar Ambiental com sede em Blumenau. Já existem programas em diversas cidades e a ideia é acolher toda a área de abrangência do 10º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina que possui 16 municípios de jurisdição, incluindo Pomerode.  As disciplinas ministradas no Protetor Ambiental são: um breve histórico da Polícia Militar, a conceituação de biodiversidade, flora, fauna, bem como os problemas trazidos pela caça e criação em cativeiro. Estudam, ainda, a poluição, o lixo, a agricultura, o solo e a pesca. Quanto à legislação ambiental, analisam a Lei Federal de Crimes Ambientais (Lei n° 9.605/98). Aprendem como evitar um dano ambiental e a importância dos seres vivos, através de teatro, contos e poesias. Por fim, têm palestras sobre drogas e sobre o trânsito. Além das disciplinas teóricas, os Protetores Ambientais fazem visitas e viagens de estudo, caminhadas ecológicas, limpeza de mananciais e atividades de cunho social, bem como, a utilização de atividades que trabalham com o lado lúdico da criança e do adolescente - teatro, música, poesia.

 



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 4 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação Divulgação Divulgação









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg