Jornal de Pomerode

Edição Impressa



int(65373)

Rafael Ramthun pede exoneração do cargo de Secretário de Saúde

Integrante do Partido Progressista deixa o Executivo pomerodense, visando novos projetos políticos.

e42b0bcb3542442517d794f28ee4b992.jpg Foto: -Rafael Ramthun efetuou último encontro com coordenadores de cada setor para anunciar a saída de forma oficialTatiane Hansen/JP

Após 15 meses de gestão frente à Secretaria de Saúde de Pomerode, Rafael Ramthun entregou sua carta pedindo exoneração na segunda-feira, 26 de março, ao prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.

Já na manhã de quarta-feira, 28 de março, em reunião com membros da equipe de gestão da Secretaria, o anúncio foi oficializado e, o encontro, teve ares de despedida.

Para Ramthun, a experiência na Secretaria lhe trouxe muitos mais prós do que contras. “No período em que estive à frente da Secretaria, aprendi muito. Nenhuma faculdade ou pós-graduação ensinaria tanto, em tão pouco tempo. Tudo que aprendi e pude vivenciar são experiências para minha vida. A equipe é excelente e isso foi fundamental para que o trabalho tivesse resultados positivos. A Saúde caminha sem um secretário, cada um aqui sabe e se dedica ao seu trabalho, eu fui o articulador de muitas situações, devido à cadeira que ocupei. Repito, as conquistas obtidas são resultado do trabalho de toda a equipe. Sou grato pelos ensinamentos, sou grato pelas amizades que aqui conquistei. Levo deste período muitos bons momentos, mas, também, a certeza de que é preciso fazer cada vez mais pela saúde e por diversos segmentos. A burocracia, por outro lado, é o que mais impede e atrapalha a realização de muitas coisas. Ela é necessária para evitar ilegalidades, mas acredito que a vontade ainda seja fator de mudança em muitas situações. Trabalhamos de forma incansável para atender da, melhor maneira possível, nossa população e isso foi essencial para muitas situações”.

Durante o período, o pomerodense conquistou bons resultados junto à saúde no município. Projetos como a redução no número de absenteísmo em consultas médicas e odontológicas, confirmação de agendamento de procedimentos via SMS e ampliação da carga horária do segundo médico no pronto atendimento do HMRT, são alguns dos exemplos. “Estas foram três de grandes conquistas. Podemos elencar, ainda, a entrega da reforma da Policlínica, para melhor atender a comunidade, além de ter sido uma obra muito aguardada pela comunidade; a revitalização das unidades de saúde em Testo Rega, Testo Alto e Pomerode Fundos, na qual houve reforma completa; e a implantação do novo serviço de auriculoterapia; dentre outras mais técnicas e administrativas, mas que refletem na qualidade do serviço prestado. Agilidade e competência sempre foram nossos objetivos e trabalhamos para isso. Acredito que conquistamos excelentes resultados nesse período. Com as reuniões de gestão, que ocorreram uma vez por mês com os coordenadores de cada área, pudemos verificar as demandas de cada setor. Com isso, um planejamento estratégico eficiente também foi implantado. Assim, pudemos elencar pontos positivos e deficiências e, acima de tudo, atuar nesses pontos para propor e implementar melhorias à comunidade. Ainda há muito a ser feito, mas confio plenamente na equipe que aqui atua e sei que fiz o meu melhor para atender as demandas, sejam de colegas de trabalho ou da população”.

Durante a última reunião de gestão, efetuada em Pomerode Fundos, o clima de despedida tomou conta. Loraine Silveira Aurélio trabalha no setor administrativo da Secretaria de Saúde e ressalta o trabalho realizado em conjunto. “Tenho certeza de que estou falando em nome de todos os colaboradores e gostaria de agradecer por este período, no qual o Rafael nos tratou com muito respeito, valorização e nos motivou a faz sempre mais e melhor. Sentar em uma cadeira é fácil, difícil é abraçar e dar a cara para toda a responsabilidade, as cobranças e o desafio que ela traz consigo. Não é apenas status, é muito trabalho. E esse trabalho fizemos em conjunto, com respeito, com conversas, com reuniões, sempre buscando por melhorias. Regras e burocracias precisam existir, mas ter ao seu lado alguém que brigue para dar mais agilidade às demandas foi fundamental para muitas de nossas conquistas. Agradar o coletivo é difícil, nos cobramos e nem sempre nossa vontade pessoal é a vontade de todos, ou da maioria. A casa está andando e a equipe técnica esteve e sempre vai estar apoiando a gestão, e a contrapartida foi essencial para que a equipe se unisse e gestor e técnica caminhassem juntos na mesma direção. Ao Rafael, peço que não perca sua essência e mantenha-se sempre honesto e com bom senso. Legados deixamos por onde passamos e para nossa família, que ele saiba manter-se firme como sempre foi”, completa.

Coordenadora da Assistência Farmacêutica, Lígia Hoepfner, reforça a questão da união. “O papel de gestor é importante, pois nos dá apoio e isso foi muito bem conduzido. Trabalhamos aqui sabendo que o Secretário nos deu crédito, confiança e, todos juntos, avançamos em muitas coisas. Mais que isso, a união proposta só nos fortaleceu e hoje a Secretaria colhe os frutos de um trabalho que é bem feito, em conjunto”, comenta.

O, agora, ex-secretário de Saúde, coloca seu nome à disposição do Partido para concorrer às eleições de outubro ao cargo de deputado estadual. “O desafio é muito grande e não posso dizer que a vitória é garantida, mas farei o possível para que sim. Durante estes 15 meses, pude observar muitas coisas e tenho certeza de que a falta de representatividade estadual e federal faz toda a diferença. Passamos dias fora da cidade em busca de emendas, de apoio, de parcerias. No entanto, o caminho poderia ser mais simples se nossa cidade tivesse um representante que lutasse por nossas causas. Esse é o meu objetivo, continuar apoiando Pomerode. A experiência que obtive enquanto voluntário no Hospital, aliada à que obtive junto à Secretaria, também me fortaleceram para ir em busca de mais. Agora, começamos uma nova caminhada, mas o mesmo objetivo: fazer mais por Pomerode”, finaliza Ramthun.

Um novo nome deve ser apresentado pelo Executivo pomerodenses nos próximos dias. Ramthun segue à frente da pasta até o dia 04 de abril.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Tatiane Hansen/JP Tatiane Hansen/JP
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg