Jornal de Pomerode


Cacau. Matéria-prima de um dos alimentos mais apreciados pelo mundo: o chocolate

Cacau. Matéria-prima de um dos alimentos mais apreciados pelo ser humano no mundo: o chocolate. Para quem não sabe, no dia 26 de março, é comemorado o dia desta fruta que nos proporciona um alimento tão saboroso e, quando produzido com qualidade, nutritivo também. O cacau é uma fruta originária da América Central e, segundo o povo asteca, era um presente divino.

f022669cb60cb7a88d774aeb4383b654.jpg Foto: Sandy Doege / JP

Cacau. Matéria-prima de um dos alimentos mais apreciados pelo ser humano no mundo: o chocolate. Para quem não sabe, no dia 26 de março, é comemorado o dia desta fruta que nos proporciona um alimento tão saboroso e, quando produzido com qualidade, nutritivo também. 

O cacau é uma fruta originária da América Central e, segundo o povo asteca, era um presente divino. No Brasil, o cultivo da planta foi introduzido no século XVII, na antiga Província do Grão Pará, e por anos foi uma das principais fontes de riqueza da região. Hoje, o país é o quinto maior produtor de cacau do mundo, ficando atrás apenas da Costa do Marfim, Gana, Nigéria e Camarões. 

A Bahia é o estado que concentra a maior parte da produção do cacau brasileiro, com 95%. E, este é um dos locais do qual a fábrica de chocolates pomerodense, Nugali, traz a matéria-prima de seu produto. Junto da Bahia, a empresa ainda compra cacau produzido no estado do Pará. 

A Nugali compra sempre cacau gourmet, buscando um produto de extrema qualidade, para que o resultado final seja de qualidade, mesmo que este custe mais caro. O proprietário da fábrica de chocolates, Ivan Blumenschein, conta que sempre há o acompanhamento da produção, para garantir a qualidade. 

“Nós trabalhamos com um número limitado de produtores, conhecemos as fazendas e frequentemente as vistamos, para ter certeza de que tudo está certo. Todo o processo é desenvolvido em conjunto, visando a qualidade do produto”. 

Um bom cacau é fundamental para que o chocolate não seja apenas um vilão na dieta. A fruta, já contém, em sua composição, diversas vitaminas e sais minerais que contribuem muito para a saúde do ser humano. A teobromina, por exemplo, é um broncodilatador e vasodilatador, ou seja, ajuda no tratamento da asma e de doenças cardiovasculares. 

Outro nutriente importantíssimo presente no cacau é o magnésio. Homens adultos, de 19 a 65 anos, devem consumir, pelo menos, 230 mg/dia, enquanto para mulheres, da mesma idade, a quantidade deveria ser de 190 mg/dia. Em 50 g de cacau, estão presentes, aproximadamente, 275 mg de magnésio. 

Também estão presentes no cacau substâncias como o neurotransmissor feniletilamina, que estimula a produção de dopamina e serotonina, hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar; os flavanoides, substâncias com capacidade antioxidante, que ajudam a combater os radicais livres e o envelhecimento precoce; e a cafeína, que age como estimulante do sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta. Relaxa a musculatura lisa e estimula o músculo cardíaco.

Os benefícios do cacau que ficam presentes no chocolate são proporcionais ao teor de cacau presente na receita de cada tipo de chocolate. Outro fator é a forma de processamento, principalmente no momento da torra das sementes do cacau. 

As fábricas que não se preocupam com a qualidade do cacau que utilizam, consequentemente, não terão um produto final de qualidade, no aspecto nutricional. Cacau de boa qualidade, quando misturado com um fruto que possui uma qualidade duvidosa, não terá uma fermentação homogênea, e, portanto, a torra precisará ser mais forte, a fim de mascarar a falta de qualidade. Isto fará com que o sabor fique mais amargo. 

Com um chocolate mais amargo, é necessário acrescentar uma quantidade maior de açúcar, para que o gosto do chocolate agrade e seja aceito pelo consumidor. Com mais açúcar, o chocolate perde as vantagens nutritivas. 
Portanto, um cacau de qualidade significa, não só um chocolate delicioso, mas também um alimento nutritivo e saudável, que, consumido com moderação, oferece inúmeros benefícios a nosso corpo.  



Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos









Mais vistos

Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg