Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Promovendo novos talentos

JB promove Festival de Esquetes como forma de incentivar novos conhecimentos

5209fa0c97eb48df906d5d38ea6db1d3.JPG Foto: Divulgação

Na sexta-feira, 10 de agosto, alunos e professores da EEB José Bonifácio se reuniram no Teatro Municipal para um Festival de Esquetes, produzidas pelos próprios alunos da instituição. Cerca de 200 estudantes encenaram 12 apresentações teatrais, sendo 11 esquetes e um Stand Up, que foram o resultado de atividades desenvolvidas em sala de aula.

Os alunos tiveram aulas sobre história do teatro, gêneros teatrais e elementos cênicos. Depois, aprenderam noções básicas de postura corporal cênica, voz, dicção, marcação, composição de personagem. Fizeram trabalhos sobre a história do figurino, da maquiagem, da sonoplastia e iluminação teatral, de cenografia, produziram o próprio cartaz e, daí em diante, começaram os ensaios e organização das equipes técnicas.

“Foi trabalhado, dentro das artes cênicas, a história do teatro, os prédios teatrais, gêneros, elementos, mímica, improvisação, jogos teatrais e criação de personagem. Nas artes visuais, a composição artística do cenário, ligação de cores e signos para maquiagem, figurino, luz, além da comparação do teatro com as artes visuais, imaginando o palco como uma tela viva, cheia de significação e emoção”, explicou Cleber Moacir dos Santos, ator, cantor e professor de artes visuais.

De acordo com o professor, o Festival valia nota para o segundo bimestre, tanto em trabalho de aula, quanto participação no elenco e equipe técnica e as artes dos croquis e planejamento das estruturas e modelos. Ao final das apresentações, que foram realizadas nos períodos matutino e noturno, foram premiados os 1º, 2º e 3º lugares gerais, além de melhor cenário, figurino, sonoplastia, iluminação, maquiagem, contra-rega, cartaz, ator e atriz protagonistas, ator e atriz coadjuvantes, e ator e atriz destaques. Houve dois prêmios para cada categoria, um para cada período do dia. Os 1° colocados (um da noite e um da manhã) ganharam como primeiro prêmio um certificado e a participação no XXVI Festival de Esquetes de Taió, que acontece, anualmente, na cidade. 

Segundo o professor de artes visuais, o objetivo do festival foi movimentar a arte na escola, na cidade, principalmente, no âmbito da educação. 

“E colocar as artes cênicas como um requisito importante para o desenvolvimento da criança e do adolescente. Este trabalho permite que o aluno sinta que é capaz, mesmo diante das maiores dificuldades e limites, de realizar qualquer tipo de atividade, basta a vontade e dedicação. Permite que os alunos rompam as barreiras das salas de aula e vivam uma experiência real. Os alunos não só vencem os seus próprios limites, como acabam tendo um pouco mais noção dos significados presentes na arte, das cores, das formas, da obra completa. Exercitam a criatividade, que é tão necessária para realizar qualquer tipo de trabalho, experimentam, apresentam, até mesmo, em outras disciplinas. Aprendem a ter organização com os materiais, aprendem a ter disciplina com os ensaios, aprendem a ter mais confiança em si mesmos e no companheiro ao lado, pois, no teatro, todos têm que caminhar juntos para um mesmo objetivo”, disse.

Além disso, a ideia foi descobrir novos talentos, evidenciar os artistas da escola e dar oportunidade para mostrarem a sua capacidade.

Os jurados foram Lúcio Mello, ator, cantor, diretor de teatro musical e psicólogo; Maicon Keller, ator, diretor teatral e professor de história; Crista Ott, professora de Ed. Física e orientadora musical e projetos culturais; Fhilipe Gislon, ator, cantor, fez parte do musical Chaplin, com direção de Cláudia Raia, ao lado de Jarbas Homem de Mello e Marcello Antony;  Marji Maris, atriz e entusiasta teatral na região de Pomerode; e Rubia Cris, atriz e produtora de peças teatrais em escolas.

As esquetes apresentadas foram das turmas do 1° ano 05, 2°ano 01, 02, 03 e 04. O 3°ano 02 desenvolveu sozinho a esquete. A aluna Carolina Weber escreveu o texto e dirigiu o elenco para esta peça.

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg