Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Procon orienta o consumidor sobre troca de presentes

É importante que o consumidor tenha consciência de que o comerciante não é obrigado a oferecer a troca por motivos de cor, tamanho ou modelo. A maioria dos locais oferece a opção, porém é importante que a pessoa que comprou o presente dê esta informação

368cc01d483882d632eb72c4836aba8d.jpg Foto: Thinkstock

O Natal sempre é lembrado pelo recebimento de presentes, que nem sempre são agradam, seja em tamanho, cor, etc. Nestes casos, a opção de troca surge como uma excelente sugestão.

O período de troca no comércio começa nesta quarta-feira, 26 e, para não ser lesado no momento da troca, são necessários alguns cuidados.

O Procon afirma que é essencial ter a nota fiscal para fazer a troca do produto, seja por defeito ou desejo do presenteado. Em casos de roupas, por exemplo, a dica é guardar a nota fiscal pelo menos até depois da primeira lavagem, que é quando os problemas geralmente aparecem.

É importante que o consumidor tenha consciência de que o comerciante não é obrigado a oferecer a troca por motivos de cor, tamanho ou modelo. A maioria dos locais oferece a opção, porém é importante que a pessoa que comprou o presente dê esta informação.

Em casos de defeito, o Código de Defesa do Consumidor alerta que o problema deve ser solucionado pelo fornecedor em até 30 dias. Terminado este período, o consumidor escolhe se quer substituir o produto por outro da mesma espécie ou cancelar a compra e receber o dinheiro de volta. Se for um item essencial, como fogão, geladeira, medicamento e alimento, por exemplo, a troca por um novo ou o dinheiro de volta deve ser feito imediatamente.

Para compras de produtos e serviços feitos pela internet, por telefone, catálogo ou a domicílio, as regras para troca são diferentes. Segundo o Procon, o consumidor pode desistir do contrato, trocar ou pedir a devolução do dinheiro no prazo de sete dias, a contar da assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço.



Veja também:









Publicidade

  • 
    c95504f84082f77f2778b5c685b97548.jpg