Jornal de Pomerode

Edição Impressa



int(65437)

Prazo para alterações no título de eleitor termina em 09 de maio

Depois desta data, mudanças só poderão ser feitas após a eleição, estando incluso o cadastramento biométrico, que ainda não é obrigatório em Pomerode

8c401054c691ea9d2f49071870475ed8.jpg Foto: Matheus Martins/JP

O eleitor pomerodense tem até o dia 09 de maio para fazer títulos de eleitor novos, transferências, revisões de dados e a biometria, para que estas alterações sejam válidas para as Eleições de 2018. Para realizar os procedimentos, é preciso comparecer ao Cartório Eleitoral, localizado no Fórum Municipal, com um documento de identidade com foto e comprovante de residência recente. 

A biometria já será utilizada em Pomerode neste pleito, mas não é obrigatória no município, ou seja, para esta eleição, ainda será possível votar apresentando o título de eleitor. “Vai funcionar um sistema misto, com dois mesários, um responsável pela biometria e outro pelo processo usual”, explica Rafael Leon Menezes Sanches, Chefe de Cartório. Caso ocorra uma falha no sistema biométrico, ainda existe a garantia de votar com o número do eleitor.

Até o momento, em Pomerode, 6.470 eleitores já fizeram o cadastramento biométrico, o que representa 27% do eleitorado da cidade. Com isso, segundo Sanches, o município já atingiu a meta determinada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, que solicitava o cadastramento biométrico de, pelo menos, 25% do eleitorado pomerodense até o dia 09 de maio. “Como já atingimos a meta, a expectativa é que até o dia 09 de maio se alcance 35% do eleitorado com a biometria cadastrada”, ressalta o Chefe do Cartório. Hoje, o Cartório Eleitoral de Pomerode realiza, em média, 400 atendimentos por semana.

E, para que o processo para cadastrar a biometria seja feito com mais agilidade, sem que o eleitor tenha que enfrentar filas, a orientação é que se agende um horário para a realização do cadastro. O atendimento pode ser agendado no site do TRE (www.tre-sc.jus.br), o que garante preferência na hora do atendimento, que acontece de segunda a sexta-feira, das 12h às 19h, no Fórum de Pomerode. 

Sanches reforça, ainda, que é importante já realizar o cadastro, mesmo que não seja obrigatório em Pomerode, para não precisar retornar quando a biometria se tornar obrigatória, evitando filas. Ainda não há uma data definida para que a biometria seja obrigatória em Pomerode. 

A biometria tem como objetivo diminuir os riscos de fraude e garantir que somente o eleitor efetue o seu voto. O sistema, que já é usado em grande parte do estado, não é obrigatório no município, mas garante maior segurança e rapidez na hora de votar.
 
O eleitor de outro município também pode fazer o cadastro, mediante os documentos necessários e a solicitação de transferência.

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Matheus Martins/JP
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg