Jornal de Pomerode - Pomerode-sediara-encontro-nacional-de-tornearia-66186 
Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Pomerode sediará Encontro Nacional de Tornearia

Evento reúne torneiros de todo o Brasil para troca de experiências, promovendo o surgimento de novas amizades

22983d92b3eec9eee24859e38a0cecee.jpg Foto: Arquivo JP

Quem é apaixonado por arte em madeira pode marcar o próximo final de semana no calendário. Isso porque será realizado o 7º Encontro Nacional de Tornearia e Arte em Madeira, entre os dias 17 e 19 de agosto, no Centro Cultural de Pomerode. O evento é promovido pela Associação dos Artistas e Artesãos em Madeira (Amade) e pela Dreschlerschule, a Escola de Tornearia de Pomerode, a única neste estilo no Brasil.

Os eventos anuais têm como objetivo principal proporcionar o encontro dos apaixonados pelo trabalho artesanal em madeira, em suas diferentes formas. Desde o ano de 2012, a Escola de Tornearia organiza o evento em parceria com Prefeitura Municipal e a Fundação Cultural de Pomerode. Desde a última edição, a Amade passou a organizar estes encontros.

Diversas atrações estão sendo preparadas pela organização, como por exemplo, demonstrações de tornearia e entalhe, concurso, venda de peças, maquinário e suprimentos, e exposição de peças. “Teremos demonstrações de tornearia com torneiros convidados de outros Estados, demonstrações de entalhe e escultura em madeira com Ingrid Thales, de Treze Tílias. Uma novidade, este ano, será a participação de artistas não somente da tornearia, como também, de outras artes, como o entalhe e a marchetaria”, enumera Sandra Prochnow Greuel, presidente da Amade.

Como muitas atrações estão sendo preparadas, a expectativa é a melhor possível quanto ao número de pessoas participantes. De acordo com a Amade, a intenção é receber o dobro de visitantes da edição passada do Encontro Nacional. 

“Esperamos receber cerca de duas mil pessoas. Muitos grupos de WhatsApp e do Facebook estão se organizando para se encontrar e se conhecer aqui em Pomerode, durante o evento. Esperamos um grande número de visitantes, para fazer muitas amizades e ter muita troca de experiências, que é o objetivo principal do evento”, afirma Sandra.

Quem visitar o 7º Encontro Nacional de Tornearia poderá prestigiar lindas peças torneadas, esculpidas e marchetadas, adquirir peças feitas em madeira, comprar tornos para o trabalho em madeira, assim como ferramentas e outros suprimentos. Além disso, os visitantes poderão votar no concurso do “Melhor Objeto Torneado”.

A presidente da Amade destaca o quanto o evento é importante para a manutenção da cultura de tornearia. “É um evento único no Brasil e vem crescendo a cada edição. Como ouvi de um torneiro amigo, ‘Pomerode é a cidade que mais tem torneiros por metro quadrado’. Para a Escola, o encontro também é valiosíssimo. É o momento em que os alunos podem ver e trocar experiências com torneiros do Brasil inteiro. Por isso, o Encontro de 2019 já está sendo traçado e com muitas novidades”, assegura.

A programação completa do Encontro Nacional de Tornearia você confere no box. A entrada é gratuita e o evento é aberto ao público.

Programação

Sexta-feira (17/08)
13h – Recepção e credenciamento
18h – Exposição de peças de arte em madeira
20h – Abertura oficial do evento

Sábado (18/08)
9h30min – Demonstração de tornearia
13h30min – Demonstração de entalhe
15h30min – Demonstração de tornearia
18h – Premiação do concurso de peças torneadas
19h – Apresentação cultural

Domingo (19/08)
10h – Demonstração de tornearia
16h – Encerramento do evento

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Arquivo JP
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg