Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Pomerode se prepara para a disputa dos Parajasc 2018

Na próxima semana, o paradesporto catarinense vai desembarcar na cidade de Jaraguá do Sul, para a disputa da 14ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que ocorrerão entre os dias 10 e 14 de outubro. São esperados cerca de 1.700 atletas.

af406cc41e86fc912d6d521cf4f58bad.jpg Foto: Divulgação

Na próxima semana, o paradesporto catarinense vai desembarcar na cidade de Jaraguá do Sul, para a disputa da 14ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que ocorrerão entre os dias 10 e 14 de outubro. São esperados cerca de 1.700 atletas, que buscarão suas medalhas mas, principalmente, a superação de seus limites, nas modalidades de Atletismo, Basquete, Bocha Paralímpica, Bocha Rafa, Ciclismo, Futsal, Goallball, Handebol, Natação, Tênis de Mesa e Xadrez. Esta é a segunda vez que a cidade recebe a competição paradesportiva.

“Recentemente, estivemos no Rio de Janeiro, na sede do Comitê Olímpico do Brasil (COB), e os dirigentes nos disseram que os Parajasc, assim como outros eventos esportivos catarinenses, são referência para o Brasil”, explica a professora Natália Lúcia Petry, presidente da organizadora dos Parajasc.

Natália destaca, ainda, que na passagem pelo Rio de Janeiro, conheceu os dirigentes do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e que eles também destacaram a vanguarda de Santa Catariana no paradesporto. “Às vezes, quem está de fora, não tem a dimensão da força de Santa Catarina em nível nacional, no âmbito do esporte. Instituições como COB e CPB sempre enaltecem nossa forma de fazer esporte e nossa política pública no setor. E, para nós, que estamos à frente deste processo, é gratificante. Serve como estímulo para continuarmos trabalhando em prol do esporte catarinense”, conclui a professora.

 

PARTICIPAÇÃO POMERODENSE - Como de costume, Pomerode fará parte desta “festa esportiva”, com a presença de 16 paratletas, entre Deficientes Físicos e Intelectuais, nas modalidades de Atletismo, Bocha Rafa e Tênis de Mesa. São eles: Fábio Guenther e Gérson Klebber (Bocha Rafa - DF Andante); Egon Publitz, Diego Schmidt e Silvério Erdmann (Bocha Rafa - DF Cadeirante); Edílson Hornburg (Atletismo DF); Fabiana Bandoch (Tênis de Mesa DF); Sílvio Tiedt e Emerielen Seberino (Atletismo DI); Valdir Hackbarth (Atletismo DI); Elisiane Wirth, Graciela Ittner e Naide Machado (Bocha Rafa DI); Mackley Wolff, Elmo Blaese e Rudibert Jung (Bocha Rafa DI).

Para a professora de Educação Física e treinadora do paradesporto pomerodense, Ilsani K. Baptista, é uma honra poder participar de mais um Parajasc, com a equipe de nossa cidade. “Esperamos conquistar bons resultados em Jaraguá do Sul, principalmente, no Atletismo DF e no Tênis de Mesa. Porém, o objetivo principal não é somente medalhar, mas sim, proporcionar a integração dos deficientes. Uma vez que eles se encontrem competindo, já os considero vitoriosos”, diz.

Ilsani, que desde 2006 faz parte das disputas, destaca que os treinos da equipe pomerodense acontecem semanalmente, em cada modalidade. “Isso se deve à dificuldade, principalmente, de locomoção dos atletas, pois muitos dependem de alguém para este fim. No entanto, a força de vontade deles supera qualquer dificuldade”, comenta, acrescentando que os Jogos Paradesportivos de SC são muito mais do que uma simples competição. “Nessa semana em que ficamos juntos, em todos esses anos, já formamos um laço familiar. Afinal, tenho certeza de que todos os profissionais envolvidos aprendem muito com eles, principalmente, no que diz respeito a dar mais valor à vida e não reclamar tanto. E eu me incluo nesse quesito, pois me envolvo de coração e isso me faz ser uma pessoa melhor”, finaliza a professora.

 A cerimônia de abertura dos 14º Parajasc será no dia 10 de outubro, às 19h30min, na Arena Jaraguá. No mesmo dia, pela manhã, terá início a classificação funcional dos atletas, na qual, uma equipe especializada faz uma análise completa dos participantes, definindo o grau de deficiência em que eles se encaixam.



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg