Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Pomerode recebe etapa de Futevôlei

Nem mesmo o frio e a chuva foram capazes de espantar os amantes da modalidade, durante o sábado, dia 02 de junho. Na oportunidade, Pomerode recebeu a quarta etapa da Liga Vale Europeu de Futevôlei, com a participação de 27 duplas de toda a região.

7f3766c72469616ffef110d1682b687f.jpg Foto: -Participantes da etapa elogiaram a estrutura montada para o eventoDivulgação

Nem mesmo o frio e a chuva foram capazes de espantar os amantes da modalidade, durante o sábado, dia 02 de junho. Na oportunidade, Pomerode recebeu a quarta etapa da Liga Vale Europeu de Futevôlei, com a participação de 27 duplas de toda a região (Timbó, Pomerode, Rodeio, Indaial, Presidente Getúlio, Vítor Meireles, Blumenau, Jaraguá do Sul, Ascurra, Rio dos Cedros e Ibirama). As partidas foram realizadas nas quadras da Associação Cultural Assistencial e Esportiva Netzsch (Acaen).

Segundo o presidente dos esportes da Netzsch Moagem, Anderson Ricardo Kannenberg, a competição foi um sucesso. “Apesar das greves, houve número recorde de duplas e todas aprovaram a estrutura montada, tanto para eles, quanto para seus familiares. Com todos os acontecimentos, esperávamos, no máximo, 20 duplas da região. Por isso, estamos muito satisfeitos com a bela etapa aqui realizada”.

A competição foi dividida em duas Ligas (Prata e Bronze), para que todas as duplas - mesmo as que perdessem nas primeiras rodadas -  ainda tivessem chance de faturar algum prêmio. Na Série Prata, a dupla campeã foi Dany e Deny, da cidade de Presidente Getúlio. Eles venceram, na final, Elton e Thomas, de Jaraguá do Sul.

Na terceira posição ficaram Dener e Dudu, de Blumenau. Já na Série Bronze, Claudir e Andy venceram, na final, Teka e Paulinho, ambos de Pomerode. Na terceira colocação ficou Rogério e Andriel, de Vítor Meireles.

A Liga Vale Europeu de Futevôlei terá mais quatro etapas até o fim do ano e, até agora, Ibirama, Presidente Getúlio, Rodeio e Pomerode foram as sedes. A organização ficou a cargo de uma comissão, formada por Paulinho (Rodeio), Marcelinho (Pomerode), Coutinho (Timbó), Moreira (Presidente Getúlio) e Índio (Ibirama). A data e o local da próxima etapa serão definidos nos próximos dias.

 

ORIGEM DO FUTEVÔLEI - O início da modalidade se deu em função de uma proibição policial que impedia as pessoas de jogarem futebol na praia. Uma forma de driblar isto era usar a quadra de vôlei, com espaço e rede delimitados, o que era permitido. Foi assim que o ex-jogador Tatá e sua turma criaram o futevôlei, no ano de 1962.

A princípio, utilizavam-se as traves (sem redes) dos campos de futebol de areia em substituição às redes de vôlei, e adotavam regras semelhantes ao vôlei de praia: três toques com a cabeça ou pés e a bola não podia tocar o chão dentro do espaço delimitado. A modalidade começou com seis jogadores de cada lado, mas, com a melhora técnica dos jogadores, surgiram as duplas.

O novo esporte foi sendo difundido pelas praias cariocas e crescia o número de adeptos. Já na década de 1980, o futevôlei cresceu e despertou o interesse da imprensa e patrocinadores, com a realização de competições transmitidas pela TV. Entre 1999 e 2000, houve uma exposição maior do esporte, com a transmissão de eventos e a participação de jogadores profissionais e artistas, além da inclusão do esporte em novelas de cobertura nacional.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg