Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Pomerode promove 1º encontro de troca de sementes

Evento é uma novidade, que tem como objetivo promover o intercâmbio de variedades agrícolas da cidade. O ingresso para a entrada na Exposição, em geral, custa R$ 5,00 e o evento terá, ainda, a realização da 4ª Exposição de Pássaros

ad727d3023463908c1dc6bd6928dd297.jpg Foto: Arquivo MPA

Em parceria com o Círculo de Orquidófilos de Pomerode, a Epagri realizará o 1º Encontro de troca de sementes e material vegetal. A troca ocorrerá no domingo, dia 11 de novembro, das 10h às 14h, durante a realização da 22ª Exposição de Orquídeas, Cactos, Bromélias, Bonsai e Plantas Ornamentais, no Pavilhão de Eventos.

O objetivo da troca é promover o intercâmbio entre agricultores e outras pessoas interessadas, que possuam sementes crioulas ou outro material de propagação, tais como, baraços, bulbos, estacas, ramas etc., de plantas cultivadas tradicionalmente pelas famílias. Vale tanto para plantas comestíveis como para plantas ornamentais. Quem levar material, poderá trocar, e quem não levar, poderá adquirir.

Sabe aquela flor antiga, aquele milho colorido, aquela batata doce roxa, aquela cebola família, aquele tempero diferente, aquele aipim que cozinha muito bem, aquela cana-de-açúcar especial, aquela fruta diferente, e tantas outras plantas que não estão disponíveis nas lojas? Nesse encontro, estas plantas terão destaque e poderão ser compartilhadas.

A extensionista da Epagri de Pomerode, Eneide Barth, ressalta a importância da promoção desta troca de materiais. “Faremos o primeiro encontro com quem tiver e a ideia é promover a troca de materiais. Nossa intenção é fomentar a diversidade, dando preferência a materiais que são do cotidiano dos produtores de Pomerode, que chamamos de crioulas. São plantas não convencionais, ou seja, que não vemos sempre e, por isso, é importante estimularmos essa troca”, afirma.

É necessário fazer a inscrição, que é gratuita. Para isso, é preciso enviar um e-mail para o endereço earth@epagri.sc.gov.br, ou uma mensagem no WhatsApp no número 99919-2019. Ao fazer a inscrição, o interessado deverá informar o tipo de planta e quanto material trará. As plantas ficarão dispostas em bancadas, na presença do proprietário, como em uma feira. Qualquer pessoa que tiver uma variedade interessante pode participar.

Exposição começa na sexta - Nesta quinta-feira, dia 08, começa a ser feito o recebimento das plantas para a 22ª Exposição de Orquídeas, Cactos, Bromélias, Bonsai e Plantas Ornamentais, das 16h às 21h, que continua na sexta, das 8h às 9h30min.

O período de visitação para o público começa ainda na sexta-feira, sendo que o evento abre às 15h, seguindo, neste dia, até às 21h. A abertura oficial do evento acontece às 19h. Já no sábado, a Exposição abre às 9h, indo também até às 21h. E, por fim, no domingo, dia 11, o período de visitação é das 9h às 18h.

Ainda na sexta, durante a abertura do evento, será realizada uma homenagem aos sócios fundadores, atuais sócios e pessoas que contribuem para a continuidade da exposição, a partir das 19h.

No último dia de exposição, será realizada a palestra Agricultura Biodinâmica, das 14h às 17h e é uma oportunidade oferecida para adquirir conhecimento. A palestra irá falar sobre o calendário Biodinâmico, uma ferramenta criada para auxiliar o produtor a perceber quais são os melhores dias e horários para o plantio de determinada variedade. O calendário biodinâmico é complexo e divide o ano em dias favoráveis e desfavoráveis para os diferentes aspectos do trabalho agrícola. 

O ingresso para a entrada na Exposição, em geral, custa R$ 5,00 e o evento terá, ainda, a realização da 4ª Exposição de Pássaros, além de feira de pássaros, peixes ornamentais, galinhas exóticas, artesanato e temperos naturais.



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg