Jornal de Pomerode - Pomerode-participa-de-simulado-de-enchentes-nesta-semana-65661 
Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Pomerode participa de simulado de enchentes nesta semana

Evento terá duração de quatro dias e envolverá cidades da região do Vale do Itajaí, inclusive, Pomerode.

Nesta semana, a Defesa Civil, PM, Corpo de Bombeiros, Samu e Getran, junto com o Exército Brasileiro, realizarão o Simulado de Reação a Desastres. A operação ocorre até o dia 17 de maio, quinta-feira, nos municípios de Pomerode, Blumenau, Gaspar e Itajaí. Da mesma forma em Florianópolis, onde o Novo Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) entrará em funcionamento. Ao fim do Exercício, no dia 18 de maio, o Cigerd será entregue, oficialmente, aos catarinenses.

Segundo o Diretor da Defesa Civil de Pomerode, Lúcio De Bem, esse exercício é extremamente importante, principalmente pela frequência de eventos climáticos nos últimos anos. “O Exército escolheu nossa região para realizar os seus treinamentos, pois, aqui no Vale do Itajaí, há riscos de grandes catástrofes devido ao excesso de chuvas. Portanto, para Pomerode, é de suma importância para que todos os serviços de resgate da cidade, polícias Civil e Militar, Getran e outros, se sintam preparados para este tipo de situação de emergência”, explica o diretor.

Ainda de acordo com De bem, serão mais de 1.000 pessoas envolvidas no simulado, nas cidades do Vale. Em Pomerode, serão 350 membros do Exército, vindos do batalhão de Joinville. O Pavilhão de Eventos da cidade servirá como base para este simulado.

Estão sendo feitas ações que simulam o resgate de civis em Pomerode, nos dias 15, 16 e 17, durante todo o dia. Na tarde desta terça-feira, foi realizada uma simulação de resgate de civis com aviação, na Rua Dr. Blumenau, esquina com a Rua Gaspar, no Centro. Durante a noite, às 22h, também foi feito um treinamento com resgate de civis na Ponte da Rua Arthur Reinert, utilizando passadeira e iluminação artificial. Nesta quarta, a Estrada do Morro do Schmidt e Tretin, foram escolhidos para a simulação de desobstrução de vias, resgate com aeronaves e apoio médico, na parte da tarde e da manhã. Outras operações na Rua Arthur Reinert e Rua dos Atiradores serão realizadas na quinta-feira, dia 17, último dia de treinamento.

As autoridades pedem para que a população não se assuste com sirenes, grandes quantidades de viaturas nas ruas, helicópteros e outros.

 



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: Raphael Carrasco/JP Raphael Carrasco/JP Raphael Carrasco/JP
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg