Jornal de Pomerode


Polícia Militar e comunidade: atuando juntos no combate à criminalidade

Na tarde de sábado, 30 de setembro, a Polícia Militar de Pomerode registrou ocorrência de furto à residência no centro de Pomerode, que resultou, ainda, em perseguição e recuperação de objetos furtados.

e990c4fde0d7a59b5145d009cee9462e.jpg Foto: Victor Peiker/JP

Na tarde de sábado, 30 de setembro, a Polícia Militar de Pomerode registrou ocorrência de furto à residência no centro de Pomerode, que resultou, ainda, em perseguição e recuperação de objetos furtados.

Segundo informações, três homens estavam em um Honda / CRV branco, com placas clonadas de um veículo de Chapecó, quando efetuaram o crime e acabaram sendo notados por moradores. 

Uma guarnição da Polícia Militar, que efetuava rondas, foi acionada e pôde confirmar a rota de fuga dos agentes, que seguiram para Blumenau. A guarnição já havia recebido, na manhã do mesmo dia, a informação de que o veículo estaria circulando de forma suspeita na região. 

Em Testo Central, a outra viatura da PM visualizou o veículo e começou a perseguição.

Já em Blumenau, no bairro Itoupavazinha, os homens abandonaram o veículo ainda em movimento, pularam um muro residencial e se evadiram em direção à mata, para dar continuidade à fuga.

Guarnições da Polícia Militar de Pomerode e Blumenau, o Canil e o PPT iniciaram as buscas, mas ninguém foi localizado.

Dentro do veículo foram encontrados joias, roupas e um celular, que acredita-se pertencer aos suspeitos. Já no terreno em que ocorreu o crime foi localizado outro aparelho telefônico, o qual também tem-se a suspeita de pertencer a um dos envolvidos no crime.

Cabe ressaltar, ainda, que os homens dispensaram uma arma de fogo próximo à Karsten, no entanto, o material foi recolhido pelo condutor de uma motocicleta logo em seguida. A Polícia Militar busca, através do videomonitoramento, identificar a placa do veículo para posterior localização. Nas proximidades foi localizado, ainda, um coldre.

O veículo foi removido ao pátio, onde passará por perícia. 

A Polícia Civil e o IGP também foram acionados para investigação.

Cuidados com o crime 

O comandante da Polícia Militar de Pomerode, Tenente Fabio Verdasca de Luca, reitera que o furto é o crime em que as vítimas não estão presentes durante a ação ou não percebem a presença do autor, ou seja, não há grave ameaça ou violência.

Em caso de residências, alguns cuidados podem ser adotados para evitar que o crime aconteça. “É preciso se precaver, além de medidas de segurança relacionadas a equipamentos, outras ações podem ser efetuadas, como estar atento à presença de pessoas e veículos nas proximidades nos horários de chegada e saída da residência, manter portas e janelas trancadas ao sair, não permitir a entrada de estranhos na residência, como cobradores, por exemplo, e avisar os vizinhos em caso de viagem, para que fiquem vigilantes a movimentações suspeitas”, comenta o Tenente.

Em casos de invasão ou outras ocorrências, a Polícia Militar orienta que os cidadãos entrem em contato pelo 190.

Parceria entre comunidade e Polícia Militar

Para atender aos anseios de uma comunidade quando o assunto é segurança pública, é necessária a contribuição da mesma. Não compete exclusivamente às polícias a função de prevenir e reprimir o crime. A contribuição do cidadão como um aliado, é de suma importância para o conhecimento de um fato pelas autoridades, para que estas, em suas competências, possam agir de acordo com a técnica a fim de elucidar o problema.

“A aproximação entre a polícia e a comunidade depende do esforço e responsabilidade de cada cidadão e cada policial, sendo que, na Polícia Militar, o serviço deve ser prestado de forma padronizada. A consequência de uma polícia unida com a sociedade é o aumento da confiança recíproca e o fortalecimento dos elos de uma corrente que objetiva a redução da criminalidade”, afirma o Tenente de Luca.

A união gera confiança, torna as entidades mais próximas e isso só traz benefícios. “A confiança da população na polícia é um elemento essencial para a prática do policiamento, estreitando o caminho do crime, prevenindo a prática de delitos e aproximando as instituições sociais, polícia e comunidade”, finaliza.



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 8 fotos
Créditos: Victor Peiker/JP Divulgação Polícia Militar Divulgação Polícia Militar Divulgação Polícia Militar Divulgação Polícia Militar Divulgação Polícia Militar Divulgação Polícia Militar Divulgação Polícia Militar









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg