Jornal de Pomerode


Polícia Militar de Pomerode passa a integrar a GEIn

Na manhã de terça-feira, 19 de setembro, foi realizada a cerimônia de instalação da Guarnição Especial de Polícia Militar de Indaial (GEIn). A nova unidade policial foi criada por decreto e altera a estrutura do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Blumenau.

535d3fefe58393db61d5e31381dd6a06.jpeg Foto: Giovani Silva

Na manhã de terça-feira, 19 de setembro, foi realizada a cerimônia de instalação da Guarnição Especial de Polícia Militar de Indaial (GEIn). A nova unidade policial foi criada por decreto e altera a estrutura do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Blumenau.

O evento contou com a presença do secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba, o comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), coronel Paulo Henrique Hemm, e o prefeito de Indaial, André Moser, além demais autoridades civis, militares e convidados.

Na cerimônia de ativação da Guarnição Especial, o secretário César Augusto Grubba disse que o objetivo principal é o de promover a adequação estratégica da articulação territorial da PMSC e atender a um importante pleito da sociedade civil e comunidade empresarial da região do Médio Vale.

A proposta, também, vem ao encontro de uma medida importante de racionalização administrativa e de descentralização operacional, devido à necessidade de restringir a área de atuação do 10º BPM, de Blumenau, somente ao município sede. Situação semelhante ao que já ocorre em grandes centros urbanos como Florianópolis e Joinville

O secretário destacou, também, a execução da obra de construção do novo quartel da GEIn, composto por dois pavimentos e somando 468 metros quadrados de área construída, com investimentos na ordem de R$ 660 mil reais, já assegurados pelo Programa Pacto por Santa Catarina.

A GEIn tem sua estrutura organizacional dividida em duas companhias e seu primeiro comandante será o major Átila Tiago Royer. A 1ª Companhia de Polícia Militar será responsável por Indaial, Apiúna, Ascurra e Rodeio; e a 2ª Companhia de Polícia Militar, em Timbó, responsável não só pelo município sede, como também, por Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Pomerode e Rio dos Cedros.

O comandante do Pelotão da Polícia Militar de Pomerode, Tenente Fábio Verdasca de Luca, explica que a nova estrutura não altera o trabalho, mas vem para beneficiar a cidade. “Com a mudança, de certa forma, desafoga as demandas do efetivo que ficavam concentradas em Blumenau, uma vez que a cidade tem um registro muito maior de eventos e de criminalidade. Com isso, caso sejam criadas patrulhamento tático, Rocam ou até um Canil na GEIn, Pomerode e região poderão ter acesso mais facilitado a esses reforços, seja para operações rotineiras ou participação em eventos. A perspectiva, também, é que haja uma escola de formação em Indaial e, normalmente, esses soldados são distribuídos onde há escola e isso também poderá beneficiar Pomerode na questão do efetivo”, completa.



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: Giovani Silva Giovanni Silva Giovanni Silva









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg