Jornal de Pomerode


Secretaria de Saúde inicia campanha de confirmação de agendamento por SMS

Secretaria de Saúde de Pomerode inicia campanha de confirmação de agendamento por SMS, iniciativa inédita no setor público. A campanha já tem surtido efeito e houve queda nos números de absenteísmo, se comparado ao ano passado.

180e95c51fb33209c6f9ddc7702df3b5.jpg Foto: Tatiane Hansen/JP

Desde o início do ano, a Secretaria de Saúde de Pomerode tem trabalhado para reduzir o número de faltas em consultas odontológicas e médicas nos postos de saúde da cidade. A campanha já tem surtido efeito e houve queda nos números de absenteísmo, se comparado ao ano passado. Mesmo assim, no mês de outubro foram 550 faltas, o que representa três ausências por dia, nas oito unidades do município. Além disso, o valor de R$ 46.750,00 deixa de ser investido, mensalmente, na saúde pública pomerodense, em virtude das faltas.

Para diminuir ainda mais o absenteísmo, a tecnologia será utilizada a favor da saúde. Desde terça-feira, dia 07 de novembro, os postos de saúde dos bairros estão utilizando uma ferramenta disponibilizada pelo sistema: o envio de SMS para confirmação de consultas. “Este projeto é inédito na região e consiste em lembrar os usuários, um dia antes, da consulta agendada. É mais uma forma de diminuir as faltas. E, caso o usuário não possa comparecer, ele deve entrar em contato com o posto de saúde do qual faz parte para cancelar a consulta, possibilitando que outra pessoa possa ser consultada neste horário”, ressalta Rafael Ramthun, secretário de Saúde de Pomerode.

Com o auxílio de Wilson José Andrioli Jr., responsável pelos relatórios mensais de absenteísmo, a Secretaria buscou uma nova forma, mais moderna e eficiente, que não onerasse os cofres públicos. “Pesquisamos e encontramos, no sistema já utilizado pela rede a opção de enviar, gratuitamente, cinco mil mensagens de SMS. O envio funcionará da seguinte forma: o usuário irá até sua unidade de saúde agendar uma consulta e, no agendamento, será questionado se deseja receber o SMS e, então, atualizará seus dados para posterior envio”, comenta Andrioli Jr.

Nos primeiros dias, já foram mais de 80 usuários cadastrados, que receberam SMS dentro de 30 dias, data de suas consultas. “Primeiramente, serão enviados SMS para usuários de atenção básica, em seguida, para Policlínica e, então, exames de média e alta complexidade. Lembrando, ainda, que a mensagem é automática, não sendo passível de resposta. Em caso de não comparecimento, é preciso ligar para sua unidade de saúde”, finaliza Ramthun.



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg