Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Peal precisa de ajuda da comunidade

Instituição precisará fazer corte nos atendimentos devido a dificuldades financeiras, se não conseguir auxílio da comunidade. O objetivo central do Peal é proteger as crianças dos perigos das ruas, oportunizando um preparo mais sólido e adequado para a vida quando estão fora de casa.

9b63df9b64d9cf209d034ea2e24ebd61.jpg Foto: Arquivo JP

O Programa Espaço Alternativo (Peal) de Pomerode irá promover no mês de março uma pastelada beneficente em prol da instituição. O evento será realizado no dia 10 do próximo mês, das 10h às 20h, na Capela Santo Antônio, em Testo Central.

O objetivo do evento é arrecadar fundos a fim de manter 100% das atividades do local em funcionamento. Isso porque a entidade sofre com problemas financeiros e, se não conseguir dinheiro, poderá ser obrigada a encerrar as atividades para um dos turnos disponibilizados.

Hoje, o Peal atende 48 crianças no total, entre seis e 11 anos, divididas em dois turnos. Estas crianças vêm participar de atividades no contraturno escolar, visando impedir que elas fiquem com tempo ocioso e possam usar esse tempo de uma maneira ruim. Além disso, algumas das crianças têm famílias carentes, que sequer conseguem ajudar nas tarefas escolares, deixando para executá-las no Peal.

Além de aulas de reforço da grade curricular da escola, o local oferece atividades diferenciadas, como musicalização, culinária, entre outras. Crianças de todas os bairros do município podem participar do Peal.

A entidade funciona como uma associação de programas educacionais e assistenciais, e tem natureza filantrópica, ou seja, sem fins lucrativos. As crianças atendidas passam por um critério de seleção, feito em parceria com a escola e entidades como Assistência Social e Conselho Tutelar, que é a condição socioeconômica da família.

O objetivo central do Peal é proteger as crianças dos perigos das ruas, oportunizando um preparo mais sólido e adequado para a vida quando estão fora de casa.

História do Peal

O Peal nasceu no âmbito da Missão Evangélica União Cristã, no distrito de Timbó, em 2005. Desde então, expandiu-se para outras cidades catarinenses e conta, atualmente, com sete unidades, entre elas, Pomerode. No município, é apoiada pelo CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).

Recebe, ainda, recursos do FIA (Fundo para a Infância e Adolescência), com os quais é possível a aquisição de materiais esportivos, móveis, equipamentos eletrônicos e demais itens importantes para o uso diário no Peal.



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg