Jornal de Pomerode


Parceria pela saúde dos adolescentes

A vacinação contra HPV é obrigatória em meninos e meninas e faz parte do calendário vacinal. E, para atingir o público alvo, a Secretaria de Saúde de Pomerode, junto com a Secretaria de Educação, realizou ação de vacinação em todas as instituições de ensino da cidade.

48eb74bfd419e2cb00946325ce493d3d.jpg Foto: Tatiane Hansen / JP

A vacinação contra HPV é obrigatória em meninos e meninas e faz parte do calendário vacinal. E, para atingir o público alvo, a Secretaria de Saúde de Pomerode, junto com a Secretaria de Educação, realizou ação de vacinação em todas as instituições de ensino da cidade.

Segundo a técnica de enfermagem da Vigilância Epidemiológica, Simone Isabel Steffens da Silva, durante o período, 87% das crianças pomerodenses foram alcançadas. “Entramos em contato com todas as escolas, enviamos a autorização e, posteriormente, efetuamos o agendamento para vacinação. Esta foi uma ação conjunta que, devido à obrigatoriedade da vacina, facilita o acesso das crianças”, ressalta.

Durante a ação, meninos e meninas com faixa etária entre 12 e 13 anos também foram imunizadas contra a meningite. “A vacina contra HPV é aplicada em meninas com idade entre nove e 14 anos e, em meninos, com idade entre 12 e 14. A vacinação da meningite, na mesma oportunidade, também foi uma estratégia para atingir o público alvo promovendo o acesso à saúde”, ressalta.

Ao todo, em Pomerode, 738 meninos e meninas precisam ser vacinados até o fim de abril. Com a ação realizada nas escolas, 649 já foram imunizados. “É importante frisar que a vacinação na escola foi opcional, no entanto, ela é obrigatória, pois faz parte do calendário vacinal anual”, revela.

Para o secretário de Saúde de Pomerode, Rafael Ramthun, a parceria com a Secretaria de Saúde veio a agregar muito na vacinação. “Esta ação faz parte dos nossos projetos de prevenção em saúde. Sempre, quando falamos em melhorias na saúde, temos que falar nos custos. Prevenir a doença é, muitas vezes, mais barato do que tratar a doença depois. É importante, ainda, destacar os profissionais da Vigilância Epidemiológica, Simone e Jaqueline, além do trabalho em conjunto entre as Secretarias de Saúde e Educação e o total apoio da secretária Neuzi. Saúde é coisa séria e toda parceria e ação que a promova à comunidade é válida”, completa.                

Vacina contra gripe    - Pomerode, assim como todos os municípios brasileiros, participará da 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe). No período de 18 a 20 de abril, serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

Indivíduos que apresentem pneumopatias, incluindo asma, cardiovasculopatias, nefropatias, hepatopatias, doenças hematológicas, distúrbios metabólicos, transtornos neurológicos e do desenvolvimento como epilepsia, paralisia cerebral, síndrome de Down, entre outros, imunossupressão associada a medicamentos, neoplasias, HIV/Aids ou outros, obesidade e pacientes com tuberculose, de todas as formas.

A decisão de priorizar esses grupos baseou-se no cronograma de distribuição das vacinas anunciado pelo Ministério da Saúde, que prevê o envio de apenas 25% do total de doses até o dia 5 de abril, e no fato de que esse público representou 72% das internações e 77% dos 108 óbitos notificados por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por influenza em 2016.

Para os demais grupos do público alvo, a campanha será iniciada no dia 24 de abril: abrangendo crianças entre seis meses e menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

A vacinação será oferecida, gratuitamente, em todas as salas de imunização da Rede Pública de Saúde para os grupos prioritários até o final da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de, pelo menos, 90% da população-alvo. No Dia D de Mobilização Nacional, 13 de maio, os postos de vacinação de todo o estado ficarão abertos das 8h às 17h. Em Pomerode, as unidades de saúde aplicarão a dose da vacina, com exceção da Unidade Prefeito Alvin Klotz.



Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Tatiane Hansen / JP Tatiane Hansen / JP









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg