Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Para oferecer auxílio ao empreendedor de Pomerode

Sala do Empreendedor oferece diversos serviços de orientação e auxílio, para quem tem o sonho de ser um empreendedor de sucesso.

3c9703b1548a32122deef4fde38883d3.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP

Um espaço específico para atender quem empreende ou deseja empreender, tirando dúvidas e oferecendo auxílio. Este é o principal objetivo da Sala do Empreendedor de Pomerode, que foi ampliada, reformulada e reinaugurada no dia 03 de maio, passando a disponibilizar um ambiente ainda mais preparado para garantir essa ajuda ao empreendedor pomerodense.

O atendimento na Sala do Empreendedor é voltado para as pessoas que desejam abrir um negócio no município, bem como, aos Microempreendedores Individuais e às micro e pequenas empresas da cidade. “Na Sala, é possível obter informações e orientações sobre a abertura, funcionamento e formalização de empresas, de forma simples e facilitada. Além da orientação e capacitação para Microempreendedores Individuais (MEI)”, enumera a agente de desenvolvimento, Aline Bublitz.
Outro objetivo da Sala do Empreendedor é incentivar a legalização dos negócios informais que se enquadrem nos requisitos da Lei Federal 123/06, que é conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa. O auxílio dos profissionais da Sala do Empreendedor ajudará a regularizar estas atividades informais.

“A Sala do Empreendedor é um exemplo de iniciativas que podem ser adotadas pelos municípios, para fomentar os pequenos negócios e facilitar a vida dos pequenos empreendedores na hora de abrir, formalizar ou fechar uma empresa. É um espaço único de atendimento integrado, onde o empreendedor pode regularizar suas atividades e ter acesso facilitado à informação, à qualificação e aos serviços prestados pelo município aos empresários”, ressalta a secretária de Desenvolvimento Econômico, Karen Guadalupe Ramiro Hass.

Além destes serviços, a Sala do Empreendedor também oferece, em parceria com o Sebrae, oficinas mensais gratuitas, com temas como: Sei Controlar meu Dinheiro, Sei Planejar, Sei Vender, Abordagens de Vendas, Pratique Atendimento, Pratique Design, Sei Comprar, além de consultorias individuais.
Para atender as pessoas que procurarem os serviços da Sala do Empreendedor, trabalham no local a agente de desenvolvimento, Aline Bublitz, e um estagiário. O local atende de segunda a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h às 16h.

Foco nos microempreendimentos individuais - A Sala do Empreendedor, como já citado, possui serviço específico para quem é Microempreendedor Individual, voltado à orientação e à regularização de funcionamento. 

Para quem ainda não é MEI, a Sala poderá esclarecer dúvidas sobre quem pode ser, como fazer para se registrar e se legalizar, que obrigações deve cumprir, quais os custos e periodicidade, qual a documentação exigida e quais os requisitos que devem atender perante cada órgão e entidade para seu funcionamento.
Também é passada a orientação, e se for o caso, encaminhamento da necessidade de pesquisa prévia via Regin para concretizar a formalização, para fins de verificar a condição do solicitante perante a legislação municipal, no que se refere à descrição oficial do endereço de sua atividade e da possibilidade do exercício dessa atividade no local desejado.

Ademais, a Sala do Empreendedor realiza os serviços de abertura, alteração e baixa do MEI, emite as guias de pagamento do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) - uma contribuição mensal que o MEI deve efetuar -, emite guias de parcelamento e certidões.

“Também realizamos os serviços de solicitação de inscrição econômica municipal e de alvará de licença e funcionamento a tributação, solicitação de alteração de alvará de licença, solicitação de baixa de cadastro econômico e alvará de licença, solicitação de atestado de bombeiros militares em caso de abertura, orientação para emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica, distribuição de convites para participação de oficinas e palestras, realização de parcelamento das guias DAS do MEI, divulgação e incentivo para a participação nas compras governamentais e orientação e encaminhamento aos parceiros da Sala do Empreendedor. Todos estes serviços o MEI ou futuro MEI poderá encontrar aqui”, enumera Aline.

Funções gerais da Sala do Empreendedor

• Orientar sobre os procedimentos necessários para formalização do Microeemprededor Individual e de Micro e Pequenas Empresas;
• Disponibilizar aos interessados as informações necessárias à inscrição municipal e Alvará de Licença e Funcionamento;
• Efetuar pedidos de viabilidade e encaminhar aos órgãos competentes com o objetivo de viabilizar a implantação de empreendimentos;
• Emitir certidões;
• Solicitar alvará de licença e funcionamento a tributação;
• Realizar cadastro para emissão de nota fiscal de serviço eletrônica via Portal do Cidadão;
• Fornecer orientações quanto à emissão de Nota Fiscal de Serviço;
• Outros serviços criados por ato próprio da Secretaria de Administração e Finanças, e ou pelo Comitê Gestor Municipal, que tenha o objetivo de prestar serviços de orientação para implantação de empreendimentos no Município.

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Isadora Brehmer/JP
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg