Jornal de Pomerode


Paixão pelo ensino e pelo alemão

Ser professor, hoje, é uma profissão na qual está cada vez mais difícil encontrar pessoas que amam o que fazem. Por isso, achar um bom exemplo para se inspirar, pode ser um caminho para encontrarmos novos mestres. E, Pomerode está bem servida neste quesito, possuindo vários exemplos inspiradores.

b75caa11d2304b9be6ca8ea87ad7f9d6.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP-Eliani Strauss trabalha com o ensino de alemão há cerca de 30 anos.

Ser professor, hoje, é uma profissão na qual está cada vez mais difícil encontrar pessoas que amam o que fazem. Por isso, achar um bom exemplo para se inspirar, pode ser um caminho para encontrarmos novos mestres. E, Pomerode está bem servida neste quesito, possuindo vários exemplos inspiradores.

Um deles está no Colégio Sinodal Doutor Blumenau. A professora de alemão Eliani Strauss, de 53 anos, é responsável pela preparação dos alunos para as provas de proficiência do Deutsches Sprachdiplom, modalidade de ensino de alemão que prepara o aluno para ser fluente no idioma e que possibilita a conquista de bolsas de estudo ou empregos na Alemanha. Desde que foi implantado no Colégio Doutor, em 1997, a função de estar à frente desta preparação está sob responsabilidade de Eliani. 

Mas, antes disso, ela já trabalhava no colégio desde 1987, na época, com 22 anos. Natural de Crissiumal, no Rio Grande do Sul, chegou a Pomerode formada em letras alemão/português, cursou o Ensino Superior na Unissinos, de São Leopoldo (RS), no Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã. No início, lecionou três disciplinas, o alemão, língua portuguesa e ensino religioso. 

A escolha pelo idioma germânico começou com a influência em casa. Eliani falava um dialeto e afirma que, como o dialeto é a linguagem do coração, o alemão sempre esteve consigo. No Ensino Médio, estudou o idioma de uma maneira mais intensiva, sempre tinha boas notas, então, era um indicativo de que seria um caminho a ser seguido. Incentivo também dos professores, que viam que possuía talento para isso. Depois de formada, decidiu que era a hora de seguir seu próprio caminho.

Ela veio a Pomerode devido à necessidade que existia na cidade de professores de alemão. Inclusive, este mesmo motivo a faz continuar ativa na profissão. “Tive a felicidade de estar em uma escola que prioriza o ensino de idiomas. Ser responsável pelo Sprachdiplom representa, para mim também, um desafio, pois, para orientar alunos quanto aos temas da prova oral, eu preciso também me inteirar sobre eles”, conta a professora. 

Segundo Eliani, a profissão tem o dever de criar oportunidades às crianças e jovens que passam pela sua sala de aula. Principalmente quando se é professor de idiomas, pois nunca foi tão importante aprender uma nova língua, diante do contexto de globalização no qual vivemos. 

“Como professores, temos um grande poder nas mãos, que devemos usar sempre para aumentar a autoestima dos alunos, fazê-los acreditar no seu potencial. Meu sucesso como profissional está diretamente ligado ao sucesso dos alunos que oriento, então, dou sempre o meu melhor”, destaca. 

A professora ressalta, ainda, o sentimento de gratidão ao Colégio Doutor, por ter lhe oferecido uma grande oportunidade, na qual é desafiada todos os dias. “Depois de 30 anos em sala de aula, não posso me referir à minha atividade como sendo um trabalho (Arbeit), mas muito mais como uma missão, uma vocação (Beruf)”, pondera Eliani.

Ela deixa, também, uma mensagem aos alunos: “Lernt fleißig Deutsch! Mit Deutsch habt ihr nur Vorteile. (Estudem alemão com afinco! Com o alemão, vocês só tem vantagens).”

Ela finaliza, ressaltando que sua grande recompensa é acompanhar o sucesso de seus alunos. “Não raro recebo retorno de ex-alunos sobre amizades que surgiram no contexto de intercâmbio por eles realizados, possibilitados pelo conhecimento adquirido a partir do alemão. Sinto-me realizada por ter escolhido uma atividade que me permite construir pontes: pontes afetivas e culturais”, encerra.



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg