Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Outubro começa chuvoso no Vale do Itajaí

Tempo instável marca os primeiros 15 dias de outubro, mas volume ainda está em sua normalidade. Durante essa semana, o clima deve se manter irregular, com períodos de chuva ao longo dos dias. Não são esperadas fortes chuvas ou temporais para essa semana

98c7279208b6075b7ae50008d7cdb593.jpg Foto: Divulgação

Desde o começo do mês, a chuva vem dando as caras em Pomerode e região. Tudo isso é motivado pela alta umidade que vem através das correntes marítimas do Oceano Atlântico. Mas, não precisamos ficar assustados em relação a cheias, afinal, o volume de chuva ainda é considerado o normal para o mês. Nesses 15 dias, segundo o Centro de Operação do Sistema de Alerta (Ceops), da Furb, choveu um terço do esperado para outubro, totalizando mais de 105 milímetros de água. 

Mesmo com pouco risco de enchentes, o coordenador e meteorologista do Ceops, Dirceu Luís Severo, explica que essas garoas ou picos de chuvas que são registrados durante o dia, vão umedecendo e encharcando o solo, que podem facilitar os deslizamentos em áreas de encostas.

“Essa chuva, em períodos irregulares, independentemente do seu volume, vai deixando o solo mais úmido. Ou seja, se uma chuva mais forte, exemplo, uma trovoada, cair em uma região onde os morros já estão com suas estruturas encharcadas, isso pode acarretar em deslizamentos. Portanto, é importante sempre ficar em atenção, juntamente com a Defesa Civil, que vai fazer o estudo daquele local”, comenta.

O que esperar dos próximos dias? 

Durante essa semana, o clima deve se manter irregular, com períodos de chuva ao longo dos dias. Não são esperadas fortes chuvas ou temporais para essa semana. As temperaturas não se elevam, e ficarão com uma máxima, na faixa dos 25º e mínima de 14º.

Já a partir de segunda-feira que vem, a tendência é de que a chuva se despeça da nossa região. As temperaturas devem se manter na mesma faixa.



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg