Jornal de Pomerode


O rosa que educa

O mês de outubro começa, oficialmente, neste domingo e, com ele, também começam as atividades de conscientização sobre o câncer de mama, já que o mês é tradicionalmente conhecido como Outubro Rosa, justamente para chamar a atenção para o tipo de câncer que é o segundo mais frequente no mundo.

0b423eeab26ef8f3daa6e7401789a2ee.jpg Foto: Bob Gonçalves/JP

O mês de outubro começa, oficialmente, neste domingo e, com ele, também começam as atividades de conscientização sobre o câncer de mama, já que o mês é tradicionalmente conhecido como Outubro Rosa, justamente para chamar a atenção para o tipo de câncer que é o segundo mais frequente no mundo. 

A abertura oficial da programação será realizada no dia 03 de outubro, terça-feira, às 19h, com o acendimento das luzes cor-de-rosa na sede da Rede Feminina de Combate ao Câncer. Durante todo o mês, palestras e ações educativas serão realizadas e a programação você confere no box. 

Ela se encerra no dia 21 de outubro, com a Caminhada “Outubro Rosa - Conscientização do Câncer de Mama”, que terá início às 09h30min, com a concentração e o término na sede da Rede. Ainda, durante todo o mês de outubro, será realizada a panfletagem e venda das camisetas comemorativas ao mês.

Para a presidente da Rede, Sulamita Faqueti Amandio, é importante que a comunidade participe das atividades, porque são todas pensadas em benefício da mesma. “Convidamos a todos para participarem, porque fazemos isso em prol da comunidade. Também pedimos para que, quem puder, adquira as camisetas alusivas ao mês, pois o dinheiro arrecadado é de suma importância para o funcionamento da Rede e, também, para que possamos concluir as obras na nossa sede”, ressalta. 

A Rede Feminina oferece auxílio para todas as mulheres de Pomerode, sem distinção e oferece serviços de exames preventivos, exame clínico e ajuda no encaminhamento para a mamografia. No ano passado, foram 996 mulheres atendidas pelas voluntárias. 

O grupo alerta sempre para a importância da realização do exame preventivo, já que as chances de cura chegam a 90% se a doença for descoberta em seu estágio inicial. Além disso, saber fazer o autoexame é fundamental, já que 66% dos casos são descobertos dessa forma. Os dados são da Sociedade Brasileira de Mastologia. 

Programação Outubro Rosa

03 de outubro – 19h
Abertura oficial com acendimento das luzes cor-de-rosa na sede da RFCC

04 de outubro – 19h30min
Missa ecumênica na Igreja São Ludgero - Centro

10 de outubro – 19h
Palestra sobre Câncer de Mama e Colo de Útero, ministrada por Karla Denyse Evaristo
Local: Clube Pomerode

17 de outubro
Visitação da população à sede da Rede Feminina
Horários: Das 09h30min às 11h30min e das 14h às 16h

20 de outubro – 19h
Lançamento do livro “Vivência de Mares e Marés”, do escritor Cícero de Melo
Na Sala de Cinema do Centro Cultural

21 de outubro – 09h30min
Caminhada “Outubro Rosa – Conscientização do Câncer de Mama”
Concentração e chegada: sede da RFCC



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg