Jornal de Pomerode

Edição Impressa



O que você precisa saber para as eleições

Confira dicas e curiosidades sobre as Eleições 2018, no especial do Jornal de Pomerode, para você ficar sabendo de tudo e se preparar para a votação

5088bd6f4b33a8f91605c5d09fc2cce1.jpg Foto: Isadora Brehmer/Jornal de Pomerode

Neste domingo, dia 07 de outubro, será marcado pelas Eleições 2018. Neste ano, serão seis cargos que estarão em disputa, são eles: Presidente; Governador; Senadores; Deputado Estadual e Federal. No caso, para a disputa pela presidência da república e pelo governo do Estado, há a possibilidade de segundo turno, sendo realizado o segundo dia de votação, no último domingo do mês de outubro, dia 28.

Locais de Votação 

Em Pomerode, serão 20 locais de votação e 71 zonas eleitorais, totalizando 24.322 eleitores. Todos os locais de votação podem ser conferidos no box ao fim da matéria. Caso você não saiba ou não se lembra da sua seção eleitoral e aonde vota, é só entrar no site do Tribunal Superior Eleitoral o www.tse.jus.br, digitar na barra de pesquisa “Título e Local de Votação” e clicar em buscar. A busca é feita através do nome que consta no título de eleitor, data de nascimento e o nome da mãe. Com isso, o sistema irá averiguar o local e o número de sua zona eleitoral.

Documentação 

Uma novidade que também estará disponível para estas eleições, é o e-título, o título de eleitor digital, que pode ser baixado no celular ou tablet, pela Google Play e App Store. Para ter o e-título, basta fazer o download do aplicativo e realizar o cadastro. Com isso, você terá em suas mãos, o seu título de eleitor no formato digital, podendo ser usado como documento de apresentação ao mesário para realizar o procedimento de voto. Porém, só pode usar o e-título quem fez o cadastramento biométrico, que vamos falar logo em seguida. Se você não fez o cadastramento biométrico, não há motivos para preocupação. Afinal, também é aceito pelos mesários, um documento original com foto para poder realizar o voto. 

Biometria

O cadastramento biométrico também estará presente, pela primeira vez, em Pomerode. O projeto começou em 2008 e foi testado em três cidades brasileiras. Em 2016, o eleitorado cadastrado biometricamente aumentou para 32,13%, em todo Brasil. Neste ano, Pomerode irá utilizar a tecnologia durante o dia de votação. Na cidade, dos 24.322 eleitores, 9.183 realizaram o recadastramento no Cartório Eleitoral Municipal. Mas, na última semana, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, importou a base de dados do Instituto Geral de Perícias (IGP), adicionando mais 4.783 no cadastramento biométrico. Ou seja, 13.966 eleitores de Pomerode, estão com o cadastro feito para fazer o voto através da biometria. Lembrando que, atualmente, o cadastramento biométrico ainda não é obrigatório.

Urna Eletrônica 

Aqui no Brasil, o método de votação é através da Urna Eletrônica. Após a eleição, a urna produz uma tabulação dos dados de voto armazenados em um componente de memória removível com uma cópia impressa. O sistema também pode fornecer um meio para transmitir boletins de voto individuais ou totais de votos para um local central, para consolidar e relatar os resultados regionais. O dispositivo começou a ser utilizado massivamente a partir das eleições municipais de 1996, no Brasil, único país do mundo que possui um sistema de eleições 100% eletrônico. Há muita discussão sobre a segurança da urna, em relação à invasão de hacker’s. Porém, ela não possui ligação com a internet, o que dificulta a possibilidade de fraude. Em Pomerode, são 69 urnas que serão utilizadas para votação, no domingo, que já foram conferidas em uma audiência, no Fórum de Pomerode, nesta quinta-feira, 04.

Regras para o dia de votação 

Algumas regras deverão ser respeitadas durante o dia de votação. Uma delas, é a propaganda eleitoral realizada na data das eleições. Fica proibida a distribuição de qualquer tipo de santinho, bandeiras que fazem alusão a um candidato ou partido e colocação de placas ou cavaletes que fazem menção a quem está concorrendo. A pessoa pode manifestar, de maneira silenciosa, a preferência pelo partido ou por um candidato. Camisetas, adesivos, bonés ou outros, se forem usados de maneira pessoal, podem ser usados. Caso houver manifestação em favor a um partido ou candidato, feita em grupo, os mesmos poderão ser levados para a Delegacia. Outra recomendação do TSE e do TRE, é de que o eleitor leve uma cola com os números de cada candidato de sua escolha. Como mencionado no começo da matéria, serão seis cargos para essas eleições. Uma curiosidade, é que, neste ano, serão escolhidos dois senadores. Caso você digite o número na primeira vaga e repita na segunda, o segundo voto será anulado.

Locais de votação 

• Colégio Sinodal Doutor Blumenau
Seções: 1, 2, 3, 4, 24, 38, 46, 102

• Escola de Educação Básica José Bonifácio
Seções: 5, 6, 7, 8, 29, 36, 43, 49, 52, 63, 65, 67

• Escola de Educação Básica Municipal Professor Vidal Ferreira
Seções: 9, 23, 39

• Escola de Educação Básica Presidente Prudente de Morais
Seções: 10, 11, 53, 61

• Escola Básica Municipal Almirante Barroso
Seções: 12, 13, 14, 55, 62, 69

• Escola Básica Municipal Olavo Bilac
Seções: 15, 16, 32, 50, 58, 64, 68

• Escola de Educação Básica Municipal Professora Noemi V. C Schroeder
Seções: 17, 31, 59

• Escola Básica Municipal Dr. Amadeu da Luz
Seções: 18, 19, 54

• Centro de Educação Infantil Municipal Prof. Damaris Frahm
Seções: 20, 33

• Escola Municipal Dr. Wunderwald
Seções: 21, 22, 60

• Clube de Caça e Tiro Germano Tiedt
Seções: 25, 44

• Escola Municipal Raulino Horn
Seções: 26

• Centro de Educação Infantil Prof. Amalia Anders
Seções: 27, 57

• Clube Desportivo Recreativo Progresso
Seções: 28, 37

• Centro de Educação Infantil Municipal Nora K. Dallmann
Seções: 30
• Escola de Educação Básica Municipal Duque de Caxias
Seções: 34, 51, 66

• Unidade de Educação de Jovens e Adultos
Seções: 35, 45, 56

• Centro Municipal de Educação Infantil Prof. Reimar Ehlert
Seções: 40

• Centro de Educação Infantil Rosa Borck
Seções: 41, 47

• Clube Pomerode
Seções: 42, 48

 



Veja também:









Publicidade

  • 
    40eea598239df4ba8fefa63810b76c18.jpg