Jornal de Pomerode

Edição Impressa



O que esperar da Primavera 2018?

Estação climática que termina em dezembro, promete temperaturas mais altas e chuvas por períodos regulares

6f5a0169736fbc5051404e33da1628ec.jpg Foto: -Anélio e Dália Gustmann cuidam do jardim da casa, há mais de 45 anosRaphael Carrasco/Jornal de Pomerode

Já estamos no mês de outubro, quase chegando no fim do ano. Mês passado, no dia 22 de setembro, deu-se início à Primavera, que é considerada a “Estação das Flores”. Como sempre, ela é considerada uma pequena amostra do Verão, já que apresenta temperaturas mais altas e um alto nível de chuvas, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Para este ano, não será diferente. O calor, que já deu as caras em Pomerode na última semana, registrando, nos termômetros, a temperatura de 32º, vai aparecer bastante até o dia 21 de dezembro, que marca o fim da estação e o início do Verão. 

Os meses de outubro e novembro estão entre os mais quentes do ano, em grande parte do país. O aquecimento que ocorre no Pacífico, com o processo de formação do El Niño, vai ajudar a deixar a Primavera de 2018 mais quente no Brasil. Mas, durante a estação, também teremos dias de temperaturas mais amenas, principalmente pela parte da manhã e à noite, devido à umidade relativa do ar.

E as chuvas também marcarão presença por aqui. Depois de passar um período de estiagem em junho, julho e agosto, durante a Primavera, as chuvas terão níveis mais regulares, ou até mesmo, acima da média. Segundo informações do site Climatempo, para a região Sul, está previsto um volume maior de chuva, durante o mês de novembro. Temporais no fim da tarde e durante o dia, também serão frequentes durante a estação.

Amor pela primavera 

Neste contexto, os admiradores das flores e dos jardins, esperam a estação chegar, com muita ansiedade, afinal, é uma época em que ocorre o florescimento de várias espécies de plantas. Portanto, é um período em que a natureza fica bela, presenteando o ser humano com flores coloridas e perfumadas. A função deste florescimento é o início da época de reprodução de muitas espécies de árvores e plantas.

Tanto que um casal de Pomerode, faz questão de cuidar do jardim, há mais de 45 anos. Anélio e Dália Gustmann se dedicam fielmente ao jardim, na residência onde moram, no bairro Testo Alto.

O casal já conquistou, mais de uma vez, o Concurso Municipal de Jardins em Pomerode. E, quando chega a Primavera, o cuidado com todas as flores se redobram.

“Mesmo sendo uma das melhores estações do ano, para nós, que cuidamos do nosso jardim, a mesma pode dar algum tipo de dor de cabeça, principalmente com as fortes chuvas que acontecem no fim da tarde, que podem prejudicar uma parte do nosso trabalho. Tirando isso, com a Primavera, nosso jardim fica lindo, nessa época do ano”, comenta o casal.

 Anélio e Dália nunca contaram a quantidade de diferentes espécies que possuem em todo o jardim. Mas, ao passear pelo local, nota-se a presença de rosas e bromélias.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Raphael Carrasco/Jornal de Pomerode Raphael Carrasco/Jornal de Pomerode
Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg