Jornal de Pomerode


O Natal na cidade mais alemã do Brasil - Coluna da Acip - 08/11

A cidade mais alemã do Brasil se prepara para encantar novamente seus visitantes e a comunidade. Com uma celebração valorizando a cultura e a tradição dos colonizadores germânicos, o Natal em Pomerode promete um resgate cultural.

ea63c260746f08e1c0cee91a1d60fc59.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP

A cidade mais alemã do Brasil se prepara para encantar novamente seus visitantes e a comunidade. Com uma celebração valorizando a cultura e a tradição dos colonizadores germânicos, o Natal em Pomerode promete um resgate cultural. A Weihnachtsfest abre a programação no próximo sábado, 11 de novembro, com o tradicional desfile de lanternas, a partir das 20h30min.

“Mais de 200 crianças, acompanhadas pelos pais, vão emocionar os presentes na abertura da programação de Natal em Pomerode. Esse desfile simboliza que é possível trazer a luz para a escuridão e transformar. É uma homenagem a São Martinho”, conta a Diretora Executiva da Fundação Cultural de Pomerode, Ivone Lemke. 

O bom velhinho já está de malas prontas para se instalar na Fundação Cultural da cidade a partir da data de abertura da festa. Até o dia 23 de dezembro, quando encerra a programação da Weihnachtsfest, ele vai passar uma temporada em Pomerode e promete divertir as crianças. Ao longo do dia, ele conversa com os pequenos em português e alemão, além de comer, dormir e organizar sua rotina na casa do Papai Noel.

Com atrações para todos os gostos e idades, a própria árvore de Natal natural, conhecida como Tannenbaum, terá 13 metros de altura e será decorada como antigamente, com bolas de cristal, bolachas decoradas e velas, seguindo os costumes tradicionais na Alemanha. Outro destaque é o grande Schwibbogen, um arco natalino com sete metros de comprimento, atração inédita no Brasil. Segundo a tradição que data de 1740, ter um Schwibbogen em casa significa que seus convidados são bem-vindos. Os artesãos de Pomerode estão produzindo peças em diversos tamanhos e técnicas, que serão comercializadas aos visitantes. 

Decorações torneadas em madeira também serão instaladas pela Vila de Natal, como o boneco Quebra-Nozes. Outra atração única é a Pirâmide Natalina alemã, com 10 metros de altura, um presépio em andares que se movimentam, tornando mais viva a celebração do nascimento de Jesus. O projeto foi trabalhado pela única Escola de Tornearia em Madeira do Brasil, estabelecida em Pomerode, e a técnica veio também da região de Erzgebirge, onde nasceram os brinquedos de madeira germânicos. 

Reconhecida pela gastronomia típica, os deliciosos pratos alemães não poderiam ficar de fora. Além da praça de alimentação, na Casa da Oma os visitantes poderão conhecer um pouco mais da tradição alemã preservada de geração para geração através de oficinas das Plättchen (bolachas decoradas). 

O evento é uma realização da Fundação Cultural de Pomerode, com apoio da Prefeitura Municipal, Acip, Avip e CDL, além do Ministério da Cultura. A Weihnachtsfest, além de valorizar a cultura e tradição dos nossos colonizadores alemães, oferece uma programação familiar e participativa para todos os visitantes.

 



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg