Jornal de Pomerode


O coração da Secretaria de Saúde

Para que um setor do porte e da importância da Secretaria de Saúde (Sesa) funcione da melhor maneira possível, é necessária uma gestão eficiente e preparada para conseguir lidar com todos os percalços que surgem pelo caminho.

9b03ed52d42f7fd453db76f2b3c3a100.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP

Para que um setor do porte e da importância da Secretaria de Saúde (Sesa) funcione da melhor maneira possível, é necessária uma gestão eficiente e preparada para conseguir lidar com todos os percalços que surgem pelo caminho. 

Nesta edição, abordaremos um pouco mais sobre os subsetores de administração e compras, que fazem parte da gestão da secretaria, atuando, principalmente, na questão financeira, gerenciando os recursos que chegam aos cofres da Sesa.

Vale ressaltar que este setor também precisa prestar contas no Relatório de Gestão, entregue ao executivo municipal ao final de cada mês. 

O secretário de saúde de Pomerode, Rafael Ramthun, relembra que o objetivo principal do relatório é a transparência. “Tudo o que é feito pela secretaria está neste documento. Por isso é tão importante que a comunidade saiba o que está sendo feito na secretaria, todo o trabalho que realizamos aqui”, reforça. 

Setor de Administração 

É o responsável pelos trâmites burocráticos internos da Secretaria de Saúde, administrando todos os recursos que ela possui e recebe de repasses da gestão municipal, Governo do Estado e Governo Federal. Ao setor cabe a administração destes recursos para a finalidade pela qual ele foi recebido, gerenciando-o.

A diretora administrativa, Loraine Silveira Aurélio, é quem analisa qualquer solicitação que envolva alguma movimentação financeira na secretaria, desde o pagamento da folha salarial dos funcionários, até a aquisição de produtos e serviços por meio de processos licitatórios ou compra direta.

À diretora administrativa, cabe, também, a função de trabalhar em conjunto com o secretário, Rafael Ramthun, para exercer todas funções administrativas da Sesa, sempre deixando a aprovação final para ele. 

Setor de Compras 

Já o setor de compras, como o próprio nome já diz, tem como principal função adquirir todos os produtos e serviços que a população necessita, para serem oferecidos através das Unidades de Saúde de Pomerode. 

As Unidades de Saúde, quando possuem alguma necessidade e precisam que alguma aquisição seja feita, deve se encaminhar diretamente ao setor de compras da Secretaria, para que, então, seja avaliada a viabilidade e coerência do pedido, junto à administração. 

Sendo o gerente de compras, Gerold Roland Wetzstein, o responsável por esta, e diversas outras funções correlatas.

A diretora administrativa da Sesa, Loraine, argumenta, ainda, que o setor de Administração, combinado com o de Compras, é o coração da secretaria, responsável por manter toda a estrutura da secretaria em funcionamento, através da aplicação correta de todos os recursos que ela recebe. 

Outra questão importantíssima para o setor é a necessidade de pensar no aspecto coletivo, e não somente em casos isolados, para não comprometer o andamento das atividades rotineiras da secretaria. 

Compras:

O setor de compras possui as seguintes funções: 

- Adquirir material permanente e de consumo, ferramentas, peças e acessórios para todas as Unidades de Saúde de Pomerode;
- Manter contato com fornecedores e prestadores de serviços;
- Realizar pesquisa de valores de bens e serviços, quando necessário, para compra direta;
- Gerar ordem de compra e empenhos para as aquisições da Secretaria de Saúde;
- Acompanhar e fomentar as licitações necessárias para a manutenção dos serviços de saúde do município;
- Participar de capacitações na área financeira, licitações e informatização;
- Organizar a logística de distribuição de bens e prestação de serviços para as unidades de saúde;
- Participar como membro da Comissão de Licitações;
Gerente do setor: Gerold Roland Wetzstein.

Administração:

O setor de Administração da Secretaria da Saúde tem as seguintes funções:

- Gerar e acompanhar instrumentos de gestão: Programa Anual de Saúde, Relatório Quadrimestral e Relatório Anual de Gestão;
- Participar da construção do Plano Municipal de Saúde, Plano Plurianual, Programação Anual, LDO, LOA e Relatório Anual de Gestão;
- Acompanhar receitas e despesas da Secretaria de Saúde;
- Acompanhar Setor de Controle e Avaliação e Regulação;
- Fomentar as licitações necessárias para o funcionamento dos serviços de saúde da secretaria municipal;
- Redigir documentos sempre que necessário;
- Acompanhar alterações de legislação e normas de Tribunal de Contas, Ministério da Saúde e demais instâncias;
- Orientar a gestão de servidores sobre gastos e prestações de contas;
- Orientar a gestão e servidores quanto a solicitação de compras, licitações, entre outros;
- Participar de processos licitatórios e estabelecimento de contratos de prestação de serviços e subvenções;
- Acompanhar as demandas e ofertas de serviços de saúde através do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi);
- Auxiliar o Secretário de Saúde em demandas relacionadas à administração da Secretaria;
- Acompanhar o Secretário de Saúde, como apoio, nas reuniões mensais da CIR (Comissão Intergestora Regional).

Diretora administrativa: Loraine Silveira Aurélio
 



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