Domingo, 18 de Agosto de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 27Cº / Min 18°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

O céu estará mais colorido em Pomerode

Cidade recebe, neste fim de semana, etapa do Campeonato Estadual, dando o pontapé inicial para a temporada de 2019. Segundo o vice-presidente do CPP, Emerson Costa, a etapa em Pomerode inicia a série de seis que serão disputadas ao longo do ano.

5be8295f4e39710a9d252435c3b3233d.jpeg Foto: Divulgação

A cidade mais alemã do Brasil vai sediar, mais uma vez, um evento radical. Trata-se da 1ª etapa do Campeonato Catarinense de Parapente, que será realizada nos dias 26 e 27 de janeiro, na sede do Clube Pomerano de Parapente (CPP). Tradicional em nossa cidade, a modalidade vem atraindo mais adeptos e a expectativa é que a competição tenha a participação de 100 atletas, de diversas regiões, inclusive, de fora do Brasil.

Segundo o vice-presidente do CPP, Emerson Costa, a etapa em Pomerode inicia a série de seis que serão disputadas ao longo do ano. Por isso, a importância de receber mais este evento de Voo Livre. “A nossa rampa, localizada no Morro Azul, sempre se destaca pelo seu potencial de voo regional, além das nossas belezas naturais que temos por aqui. Tanto que já estamos preparados, com toda a nossa infraestrutura, para dar o total apoio aos os pilotos que vierem para esta competição, além dos visitantes, que queiram prestigiar o evento na sede do clube. E para quem ainda preferir, poderá acompanhar as decolagens, na rampa do Morro Azul”, pondera.

Ainda conforme Costa, o campeonato tem como base a velocidade, ou seja, ganha quem chegar mais rápido, a partir do momento que é dada a largada. “A prova é composta por um raio, na qual, os pilotos têm um período de cerca de uma hora, entre a abertura da janela para as decolagens até o momento da largada propriamente dita. A partir daí, existem pilões, que são pontos imaginários de coordenadas geográficas demarcadas em um equipamento de GPS, pelo quais o piloto é obrigado a passar, o mais rápido possível, até o pilão de chegada, que é conhecido como ‘gol’. Caso algum dos participantes não passe por algum dos pilões, ele é desclassificado, valendo esta mesma regra para quem ultrapassar a linha de base das nuvens. Nessas condições, teremos a nossa prova que, provavelmente, sobrevoará a região sobre a cidade de Pomerode”, destaca o vice-presidente.

As outras cinco etapas do Campeonato Catarinense de Parapente já estão definidas. Elas acontecerão em Jaraguá do Sul (16 e 17 de fevereiro), Tangará (23 e 24 de março), Rio do Sul (27 e 28 de abril), Santo Amaro da Imperatriz (26 e 27 de outubro) e Rio dos Cedros (09 e 10 de novembro).

Programação

Dia 26 de janeiro - Sábado
8h - Abertura das inscrições;
9h30 - Primeira saída da sede para a rampa.
As demais, na sequência;
11h15min - Abertura oficial do evento na rampa e briefing;
12h30min - Início da prova do dia;
17h - Entrega dos GPS para apuração do dia, na sede do CPP.
 
Dia 27 de janeiro - Domingo
9h30 - Primeira saída da sede para a rampa.
As demais, na sequência;
12h30min - Início da prova do dia;
16h30 - Entrega dos GPS para apuração do dia, na sede do CPP;
17h - Entrega da premiação.

 



Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação Divulgação
Veja também: