Jornal de Pomerode


Norte Shopping recebe exposição de ovos de Páscoa criados por artesãos de Pomerode

O costume de pintar casquinhas de ovos na Páscoa, trazido a Pomerode pelos imigrantes alemães, foi passado de geração em geração e até hoje se mantém vivo. Quem visita a cidade nesta época do ano se encanta com a grandiosa Osterbaum, com suas casquinhas coloridas presas aos galhos.

8cbc8b2bcf6138d0a82c7a0b73ed48c6.JPG Foto: Divulgação

O costume de pintar casquinhas de ovos na Páscoa, trazido a Pomerode pelos imigrantes alemães, foi passado de geração em geração e até hoje se mantém vivo. Quem visita a cidade nesta época do ano se encanta com a grandiosa Osterbaum, com suas casquinhas coloridas presas aos galhos. Neste ano, o Norte Shopping resolveu trazer para Blumenau um pouquinho da cultura da cidade mais alemã do Brasil com a exposição “Feito em Pomerode”, que vai contar com ovos decorados por 20 artesãos do Núcleo de Economia Criativa de Pomerode, da Associação Empresarial de Pomerode (ACIP).

Em tamanhos, desenhos e cores variadas, os ovos ficarão expostos no Espaço Norte Mais, próximo à loja Claro, no período de 10 de março a 16 de abril. Entre as peças estarão casquinhas criadas com diferentes técnicas artísticas, como pintura craquelada e marmorizada, Bauernmalerei, crochê, trançadas com fitas e até com materiais alternativos, como filtro de café e barbante.

Artesã há 54 anos e também artista plástica, Silvana Pujol é uma das participantes da exposição. Dona de um trabalho genuíno, ela desenvolve uma pintura colorida e delicada em ovos naturais, que podem ser de animais como lagartixa e avestruz. “Sou bastante eclética nas minhas criações. Para esta exposição vou levar cinco peças. Os menores, de ovos de galinha, foram pintados com corações, símbolo festivo muito comum na Alemanha. Já o ovo de ganso, três vezes maior, recebeu uma pintura mais geométrica e cores chamativas”, conta.

Atuando há quase dois anos como artesã e à frente da Associação de Artesãos Feito em Pomerode, Dirce Goede vai expor cerca de 10 casquinhas decoradas com uma técnica que aprendeu quando tinha apenas sete anos: o crochê. As casquinhas que cria são revestidas com linhas coloridas e pontos variados, tudo com o charme do produto feito à mão. “Com o artesanato expressamos nossos sonhos e sentimentos. E esta exposição no shopping nos permite ver o trabalho e o amor pelo artesanato valorizados”, comenta.

Sobre os artesãos

Os artesãos que participam da exposição “Feito em Pomerode” fazem parte do Núcleo de Economia Criativa de Pomerode, da Associação Empresarial de Pomerode (ACIP), criado com a proposta de auxiliar os artistas na gestão de seus negócios. As peças da exposição são comercializadas no espaço de vendas, que conta com produtos de 47 artesãos, e fica em frente ao Centro Cultural da cidade.

Serviço

O quê: Exposição “Feito em Pomerode”
Quando: Abre na sexta-feira, dia 10. Diariamente, das 10h às 22h. Até dia 16 de abril
Onde: Norte Shopping, no espaço Norte Mais, próximo à loja Claro Quanto: Entrada gratuita​



Veja também:
Galeria de fotos: 3 fotos









Mais vistos

Publicidade

  • 
    Fatal error: Call to undefined function WSErro() in /home/jornaldepomerode/public_html/admin/class/Conn/Read.class.php on line 106