Jornal de Pomerode


Mitos e verdades sobre o câncer

Muitas dúvidas e incertezas rondam as pessoas que sofrem ou conhecem alguém que sofre com o câncer, uma doença que assusta e intimida, que muitos veem como uma sentença de morte. Porém, existem vários mitos a cerca desta enfermidade que podem ser esclarecidos

d9c63bccc35ad19df6965d66fa4307a8.jpg Foto: Divulgação

Muitas dúvidas e incertezas rondam as pessoas que sofrem ou conhecem alguém que sofre com o câncer, uma doença que assusta e intimida, que muitos veem como uma sentença de morte. Porém, existem vários mitos a cerca desta enfermidade que podem ser esclarecidos e, assim, dar mais tranquilidade e força ao paciente para superar a doença. 

O câncer de mama é um dos tipos da doença mais comuns entre as mulheres, sendo responsável por mais de 50 mil casos de câncer que a estimativa do Instituto Nacional do Câncer previa para o país em 2016. A maior parte destes casos têm sucesso no tratamento, isso porque o câncer de mama tem cura, diferente do que muitos pensam. 

Esta é uma lista de mitos e possíveis dúvidas que possam existir quanto ao câncer de uma maneira geral, não somente o de mama.

1. O câncer tem cura?

Sim, o câncer tem cura! Mas depende do quão avançado ele se apresenta, de acordo com o tamanho do tumor e se existe ou não metástase. Quanto mais inicial for o estágio da doença, maior será a chance de cura. Por isso, é muito importante a realização do diagnóstico precoce.

2. O câncer é contagioso?

Não! O câncer não pode ser transmitido por contato. Entretanto, é bom ressaltar que existem certos tipos de vírus que são propensos a provocar alguns tipos de câncer e podem ser transmitidos por contato sexual, transfusão de sangue ou por seringas contaminadas. O câncer de mama não é provocado por vírus, portanto, não é contagioso.

3. Posso cuidar do meu câncer ficando em casa? 

Gente, atenção: a melhor forma de se lidar com o câncer é unir a ciência e a fé. Buscar o tratamento médico, fortalecer a fé dentro da sua religião, e ter muito pensamento positivo. 

4. Pessoas da minha família tiveram câncer. O câncer é hereditário?

Alguns tipos sim. No caso do câncer de mama, de 5% a 7% dos casos são ligados ao fator hereditário. Na grande maioria dos casos, as mulheres não têm parentes com câncer de mama ou mesmo outros cânceres.

5. Mamografias são dolorosas?

O procedimento da mamografia pode ser desconfortável, e se houver alguma parte dolorosa, dura apenas poucos segundos.



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg