Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Meio século oferecendo qualidade e inovação

Laboratório Sandrini completa 50 anos de história, tornando-se sinônimo de excelência em análises clínicas

16985afab83b63326f2ced6b9eef081c.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP

Apostando em qualidade e inovação, o Laboratório Sandrini completou nesta sexta-feira, 08 de fevereiro, 50 anos de uma trajetória de conquistas, sempre tendo como objetivo oferecer um serviço de excelência em análises clínicas.

Neste mesmo dia, em 1969, era inaugurado o Laboratório Sandrini S/S LTDA., a concretização do sonho do bioquímico Vilson Sandrini. Ele oportunizou aos cidadãos pomerodenses, pela primeira vez, que pudessem fazer seus exames clínicos sem precisar se deslocar às cidades vizinhas.

O laboratório surgiu junto ao Hospital e Maternidade Rio do Testo, onde a matriz permanece até hoje, atendendo 24 horas os pacientes do pronto-socorro e internados na unidade de saúde. Os primeiros serviços eram simples, mas um grande avanço para a época, com a possibilidade de realização de exames de sangue, urina, fezes e serviços relacionados à microbiologia.

Desde o seu surgimento, o Laboratório Sandrini prezava pela inovação e pela busca, incessante, de diferenciais para os seus clientes. E foi com esse pensamento que a empresa começou a evoluir e alcançou um patamar alto de qualidade, 50 anos depois.

“Sempre foi uma preocupação nossa manter o padrão de qualidade e investir em tecnologia. O Laboratório Sandrini é um local em que trabalhamos muito com automação. Hoje, nossa rotina de exames é realizada quase toda automatizada, o que garante, ainda mais, a exatidão nos resultados. E procuramos sempre trocá-los em um intervalo pequeno de tempo, buscando sempre o que há de mais moderno no mercado”, garante Rodrigo Tavares Rodrigues, farmacêutico e bioquímico da empresa.

E foi pensando em melhorar a qualidade do atendimento que foi criado o Posto de Coleta no Centro, ficando mais próximo de outras regiões da cidade.

Atualmente, a empresa conta com metodologias e equipamentos automatizados nas áreas de bioquímica, hematologia e alguns exames em imunologia, disponibilizando aos seus clientes exames nas diversas especialidades como: Bioquímica, Hematologia, Imunologia, Parasitologia, Urinálise, Microbiologia, bem como conta com parceiros em apoio diagnósticos nos exames com especialidades de Biologia Molecular, Hormônios, Imunologia, Micologia, Exames de DNA, Marcadores Tumorais e Toxicologia.

“Hoje nós temos parceria com o Laboratório Hermes Pardini, um dos mais conceituados do país e com o Diagnósticos do Brasil, também altamente qualificado. Toda a coleta do material para estes exames mais complexos é feita aqui e, diariamente, um carro destes laboratórios passa na região e na cidade para a coleta dos materiais que serão analisados. O transporte possui todas as condições necessárias para que seja seguro, reduzindo o risco de alterações nos exames. Desta forma, conseguimos atender a todos os exames de alta complexidade e que exigem alta tecnologia para serem realizados, argumenta Rodrigues.

Outro diferencial que o Laboratório busca oferecer em termos de atendimento são as coletas a domicílio e empresarial, que consistem na ida de um técnico à residência ou à empresa que faz a coleta e, posteriormente, leva o material ao laboratório para ser analisado. O veículo utilizado é todo equipado para transportar este material e segue todas as normas exigidas pela Vigilância Sanitária, sendo vistoriado periodicamente. O Laboratório também disponibiliza os resultados dos exames através da internet, facilitando o acesso dos clientes.

Atualmente a empresa conta com 18 funcionários e todos possuem formação técnica e superior. “Diariamente, durante todo horário de funcionamento das duas unidades, o laboratório possui um profissional bioquímico e biomédico sempre disponível para atender os clientes tirando todas as dúvidas que surgirem sobre os exames laboratoriais. E a qualificação profissional é um dos requisitos que solicitamos em nossos funcionários, prezando pela máxima qualidade no trabalho.

Certificado de acreditação

No segundo semestre de 2017, um pouco antes de completar 49 anos de história, o Laboratório Sandrini obteve uma das conquistas mais importante de sua história, a Acreditação de seu sistema de qualidade, expedido pelo Departamento de Inspeção e Controle de Qualidade da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (DICQ-SBAC), que certifica e comprova a capacidade organizacional e técnica da empresa.

O sistema de Acreditação DICQ segue padrões internacionais e nacionais de qualidade e analisa desde o atendimento inicial do paciente até a emissão de laudos e descartes de materiais, por meio de inspeções rigorosas. A Acreditação é um processo periódico e voluntário, e tem a finalidade de comprovar a implementação de um sistema de qualidade, contemplando a capacidade organizacional e técnica.

“Após um período de investimentos em estrutura física, equipamentos, tecnologia e treinamentos dos colaboradores, conquistamos o certificado. Agora, vamos trabalhar para mantê-lo e, assim, garantir que nossos pacientes tenham a certeza de oferecemos o melhor, em todos os aspectos. Após a conquista, o certificado precisa ser renovado anualmente”, explica o farmacêutico.

Para manter este certificado, o Laboratório passa por auditações anuais e sempre precisa apresentar alguma melhoria, em relação ao que havia na auditação anterior, portanto, é mais uma prova do investimento regular que é feito em qualidade pelo estabelecimento. Vale ressaltar, ainda, que o Laboratório Sandrini é o único da região que possui esta certificação.

“Tudo isto atesta nossa preocupação constante em oferecer o que há de melhor aos nossos clientes. Conseguimos atingir estes 50 anos de história graças ao investimento em tecnologia e com o foco em qualidade de atendimento, com persistência e apostando em qualificação dos profissionais. Isso foi, é e será fundamental para continuidade desta história de sucesso”, finaliza Rodrigues.



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Isadora Brehmer/JP Isadora Brehmer/JP
Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg