Domingo, 22 de Setembro de 2019

facebook_icon

Hoje: Máx 19Cº / Min 11°C

Siga a gente -

Jornal de Pomerode

Edição Impressa

icon_user

Mais de 4,9 mil estudantes retornam às aulas na próxima segunda-feira

Uma semana antes, professores passaram por diversas capacitações, visando melhorar a qualidade do ensino pomerodense

2c7096bae6f6e33f20fd09598aa1c188.jpg Foto: Raphael Carrasco/JP

Na próxima segunda-feira, 04 de fevereiro, mais de 4.900 estudantes dos Centros de Educação Infantil e os alunos do Ensino Fundamental irão retornar às aulas na Rede Pública de Pomerode. Enquanto isso, durante esta semana, os professores e distintos colaboradores das instituições de ensino que compõem a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora preparam-se para, oficialmente, dar início ao ano letivo.

Desde o dia 14 de janeiro, os Centros de Educação Infantil de Pomerode atendem em regime de plantão, que continua até a sexta-feira, dia 01 de fevereiro. As atividades normalizam, passando a atender em período integral, a partir de segunda-feira, assim como nas escolas municipais, com no ensino fundamental.

Para os pais, é importante que as recomendações feitas no momento da rematrícula/matrícula, sejam seguidas. A Secretaria de Educação também orienta que novas matrículas podem ser feitas diretamente nas instituições, respeitando o critério de vagas e de zoneamento.

Uma das novidades para o ano letivo de 2019 é a aquisição de apostilas para os alunos dos quartos e quintos anos, com o objetivo de melhorar o desempenho no Ideb destas turmas. Os educadores de todo o município tiveram uma formação com a Editora Positivo, com um investimento feito pela prefeitura no que diz respeito a aquisição de apostilas, visando complementar o material de apoio utilizado pelos educadores.

“Pensamos nisso não só para melhorar o desempenho no Ideb, que é medido por meio da Prova Brasil, mas também com o objetivo de fazer com que as crianças aprendam mais e melhor, podendo ter aulas mais dinâmicas”, ressalta o secretário de Educação e Formação Empreendedora, Jorge Buerger.

Escolas recebem melhorias 

A Escola Básica Municipal Almirante Barroso, desde o ano passado, está em obras, recebendo algumas melhorias. Na escola situada em Testo Rega, estão sendo construídas duas salas de aulas e outras dependências, visando melhorar a estrutura para quem frequenta a unidade, assim como na escola Noemi Vieira de Campos Schroeder, em Testo Central Alto. Nesta escola, no ano passado, foi implantado o ensino bilíngue.

A administração municipal também está realizando o fechamento de paredes das quadras de esporte das escolas Curt Brandes e Amadeu da Luz. Olavo Bilac e Hermann Guenther também estão recebendo melhorias em suas estruturas.

Neste ano, ainda, todas as salas de aula, do 6º ao 9º ano, terão a lousa digital, uma inovação que poucas escolas públicas têm no Brasil. “Foi um investimento em tecnologia, para que nossos alunos tenham cada vez mais interesse no estudo, dessa forma, para que possamos melhorar o desempenho da educação pública”, disse o prefeito, Ércio Kriek.

“Para os professores, a tecnologia representa uma ferramenta a mais, que irá auxiliar na preparação das aulas, visando o máximo aprendizado do aluno”, complementa Buerger.

A abertura oficial do ano letivo 2019 foi realizada no Teatro Municipal, na segunda-feira, 28, com palestras educativas para funcionários e professores das escolas. E, ainda durante esta semana, mais atividades visando contribuir com o conhecimento dos professores estão sendo realizadas. 

Na segunda e na terça, 28 e 29, os profissionais da Rede de Educação tiveram Formação Continuada, ministrada por profissionais do IFSC, IFC, UFSC, em parceria das instituições com a Secretaria de Educação e Formação Empreendedora de Pomerode. Foram abordados os seguintes temas:  BNCC, TICS e metodologias ativas: “quem é o nosso aluno?”. O questionamento visa estabelecer um perfil dos estudantes e suas principais demandas de aprendizagem.

Formação com a Escola da Inteligência, também, será realizada, abordando a Inteligência Multifocal e Competências Sócio-emocionais. O material será utilizado em todas as unidades, para as turmas de nonos anos e nas escolas Vidal Ferreira, Hermann Guenther, Almirante Barroso e Olavo Bilac, para todas as turmas dos anos finais do Ensino Fundamental. Todos os profissionais destas unidades serão contemplados com a Formação Continuada, que acontecerá no dia 30 de janeiro.

Na mesma data, será realizada a Formação para os professores de alemão, aos secretários de escolas e CEIS, bem como a formação para professores do PADRA e auxiliares de educação especial. No mesmo dia acontecerá também a Formação para profissional de robótica, que será na sede da Robomind, em Blumenau, sob a coordenação do responsável técnico para o desenvolvimento da robótica nas escolas.



Veja também: