Jornal de Pomerode


Jardins em evidência

A tradição do ajardinamento, um costume herdado dos imigrantes europeus, é, mais uma vez, motivo de orgulho entre os pomerodenses. Sabendo disso, desde sexta-feira, 15 de setembro, estão abertas as inscrições para o 13º Concurso de Jardins de Pomerode.

001cd9972ba4e1e55f2c40a2f79a7366.jpg Foto: Arquivo JP

A tradição do ajardinamento, um costume herdado dos imigrantes europeus, é, mais uma vez, motivo de orgulho entre os pomerodenses. Sabendo disso, desde sexta-feira, 15 de setembro, estão abertas as inscrições para o 13º Concurso de Jardins de Pomerode.

Nesta edição, o Concurso está dividido em três categorias: jardins residenciais, com metragem superior a 25 metros quadrados; jardins residenciais e de profissionais liberais (por exemplo, jardins de consultórios e jardins verticais), com até 25 metros quadrados; e jardins industriais e de meios de hospedagem.

As inscrições e retirada das placas de participante devem ser feitas pessoalmente no Portal Sul, de 15 de setembro a 13 de outubro, diariamente, das 8h às 18h. Qualquer morador ou proprietário de imóvel em Pomerode pode participar. As inscrições são gratuitas.

A secretária de Turismo e Cultura, Gladys Sievert, ressalta que esta edição o Concurso de Jardins de Pomerode terá um grande diferencial. “Neste ano, estaremos premiando os jardins de acordo com a região pertencente. Serão oito regiões contempladas e, desta forma, teremos jardins premiados em toda a cidade”, explica Gladys.

Os prêmios para jardins residenciais serão no valor de R$ 300,00 para os primeiros lugares de cada região, sendo contemplados o 1º lugar para jardins até 25 metros e o 1º lugar para jardins com metragem superior a 25 metros. Os participantes de jardins industriais e meios de hospedagem receberão como prêmio uma placa com menção honrosa.

A avaliação será feita de 18 a 31 de outubro, por uma comissão julgadora, formada por três profissionais da área de meio ambiente e paisagismo. Na avaliação dos espaços, são considerados critérios como qualidade estética, enquadramento paisagístico, diversidade de espécies e harmonia do conjunto, beleza e vigor das plantas, presença de espécies da flora nativa da região e visibilidade a partir da rua, entre outros.

 Depois de avaliados e classificados, os proprietários dos jardins vencedores receberão os prêmios em solenidade a ser realizada na Weihnachtesfest (Festa de Natal) no palco externo no Centro Cultural, no dia 30 de novembro, às 19h.  Nesta ocasião, serão entregues os certificados de participação a todos os inscritos.

 A premiação dos jardins residenciais será divido em 8 regiões 

•             Região 1 - Testo Alto

•             Região 2 - Rega (Testo Rega, Rega l, ll e lll,  Alto da Serra )

•             Região 3 - Pomerode Fundos

•             Região 4 - Wunderwald

•             Região 5 - Ribeirão Herdt, Testo Central Alto, Vale do Selke Pequeno.

•             Região 6 – Testo Central, Ribeirão Luebke, Ribeirão Solto.

•             Região 7 - Vale do Selke Grande

•             Região 8 – Centro, Ribeirão Areia, Ribeirão Clara.



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg