Jornal de Pomerode


Inserindo a política na juventude

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc, por intermédio da Escola do Legislativo, promove, desde 2005, o Programa Parlamento Jovem Catarinense, instituído pela Resolução 003/2005. O público alvo são estudantes do ensino médio matriculados nas escolas públicas e privadas do Estado de Santa Catarina.

8c58de186b1ffd802f079100feab9d91.jpeg Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina - Alesc, por intermédio da Escola do Legislativo, promove, desde 2005, o Programa Parlamento Jovem Catarinense, instituído pela Resolução 003/2005. O programa propicia aos estudantes momentos de reflexão e ampliação dos conhecimentos sobre funções, atribuições e atividades desenvolvidas pelos parlamentares catarinenses e suas contribuições para o desenvolvimento da cidadania. 

O público alvo são estudantes do ensino médio, com até 21 anos de idade, regularmente matriculados nas escolas públicas e privadas do Estado de Santa Catarina. E a 23ª edição contará com a participação da E.E.B. José Bonifácio, como representante da região do Vale do Itajaí. 

Na quarta-feira, 23 de agosto, o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Pfuetzenreiter, participou de uma reunião preparatória na própria Escola JB, com alunos e órgãos da administração pública municipal e estadual. Na ocasião, houve uma palestra sobre “O que é Política”, e a apresentação do projeto para todos os alunos aptos a serem candidatos.

A próxima etapa será a formação técnica, com os cinco deputados estudantes efetivos, os dois deputados suplentes eleitos e os dois professores coordenadores de Pomerode. Após, no mês de novembro, durante uma semana, estes e mais 35 estudantes representantes eleitos do Estado irão vivenciar a rotina dos deputados estaduais em quatro dias de atividades no Palácio Barriga Verde, sede do Poder Legislativo. Eles irão apresentar, analisar e votar propostas nas comissões e em plenário, reproduzindo o processo legislativo realizado na Assembleia.

“Será uma semana de aprendizado e de conquistas, pois irão sair com mais responsabilidade por ter participado de um projeto que mudará a visão de mundo destes alunos. Em nome da Câmara, coloco a Casa Legislativa à disposição dos jovens, assim como os convido para assistirem a uma Sessão Ordinária, para que entendam, na prática, como funcionam os trabalhos dos parlamentares”, disse Pfuetzenreiter. 



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 3 fotos
Créditos: Divulgação Divulgação Divulgação









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg