Começam nesta terça-feira, 23 de janeiro, as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada, Sisu. O anúncio foi feito pelo Ministro da Educação, Mendonça Filho, e o prazo para a inscrição vai até o dia 26. O Ministro explicou que a decisão foi baseada nas demandas de estudantes e educadores com relação ao prazo do Sisu.
Ao todo, o Sistema oferece 239.601 oportunidades em 130 instituições, entre universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e instituições estaduais. Para poder consultar as vagas que são oferecidas por cada universidade, os estudantes precisarão da senha na Página do Participante. Quem tiver esquecido, pode conseguir recuperá-la no site do Enem, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira, o Inep.
Nele, existem três caminhos para a recuperação da senha. Uma para quem esqueceu apenas a senha, outra para quem não lembra nem da senha nem do e-mail utilizado, ou, ainda, para quem esqueceu a senha, o e-mail e o celular cadastrados.
Já segunda etapa do Sisu, que diz respeito à preparação das matrículas, terá o prazo de 30 de janeiro a 07 de fevereiro.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, através do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a estudantes, com base nas obtidas por eles no Enem. O processo acontece duas vezes por ano e cada candidato pode fazer até duas opções de curso. Podem concorrer estudantes que tenham feito o Enem 2017 e obtido nota acima de zero na redação.