Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Inaugurada a Unidade de Saúde Edgar Liesenberg

A obra foi finalizada na semana passada e, agora, já atende uma parte da comunidade daquele bairro, com mais qualidade. O ambiente externo, inclusive, foi estruturado para prever acessibilidade necessária a todos os cidadãos

7e7d42b89a477c2329b7e4a9eb845bd6.jpg Foto: Divulgação

Na manhã de sábado, 09 de março, comunidade, familiares do homenageado e autoridades se reuniram em Testo Rega, para a inauguração da Unidade de Saúde da Família Edgar Liesenberg, localizada na Rua Morro Strassmann.

A obra foi finalizada na semana passada e, agora, já atende uma parte da comunidade daquele bairro, com mais qualidade. O ambiente externo, inclusive, foi estruturado para prever acessibilidade necessária a todos os cidadãos.

Conforme o Secretário de Saúde, Dr. Marcos Bönmann, estima-se que a Unidade atenderá cerca de 3.000 habitantes da área de abrangência em que a Equipe de Saúde atuará. “A Secretaria de Saúde espera, com esta obra, aliviar um dos gargalos de acesso do usuário à saúde, pois as famílias da região de Testo Rega serão redistribuídas entre as duas Unidades de Saúde que lá estão instaladas”, relatou. 

O investimento para a construção da nova Unidade de Saúde da Família ultrapassou o montante de R$ 700 mil. Para o prefeito Ércio Kriek, a inauguração é motivo de orgulho. O Posto ampliará o atendimento básico de saúde em Pomerode, em uma área do município que tem crescido nos últimos anos em termos de população. 

Sobre o Pastor Liesenberg

No dia 13 de agosto de 1918 nascia, em Blumenau, Edgar Liesenberg, primogênito de Edmund e Paula, nascida Paupitz. O homem que fez história em Pomerode e deixou um legado em áreas como saúde e educação, viveu sua infância e adolescência no bairro Itoupava Norte, quando descobriu sua vocação ao pastorado. “Meu pai sempre foi muito dedicado. Estudou até o quarto ano do primário e, depois, foi ajudar meu avô nas terras, olaria e demais atividades. Quando estava no ensino confirmatório, o Pastor o incentivou a finalizar os estudos e, então, cursar Teologia. Foi o que fez”, explica o filho, Eckart Liesenberg.

E foi na Alemanha que conheceu Gisela Von Bosse, com quem se casou, em 1951. Em seguida, o casal retornou ao Brasil, onde assumiu a sua primeira paróquia, depois de ordenado Pastor, em Corupá/SC.

No ano de 1953, o seu primeiro filho, Hans, nascia. E, no final deste mesmo ano, o casal recebeu uma delegação da comunidade de Pomerode que convidou o Pastor Edgar Liesenberg a assumir a paróquia da cidade, então, em vacância.

Mas sua vida ia além. O pastor erguia e lutava por bandeiras relacionadas à saúde, educação e assistência social. “Meu pai fazia questão de visitar todos os moradores da cidade e assim o fez. Mas suas ações iam além da pregação, ele sempre buscou por igualdade e auxiliar a comunidade, nos mais diversos setores. Foi assim que, após uma viagem à Alemanha, arrecadou fundos para a expansão da primeira escola com ensino além do primário, hoje, o Colégio Sinodal Doutor Blumenau, e, também, a construção do hospital”, lembra.

O Pastor Edgar Liesenberg faleceu no dia 07 de agosto de 1989, sendo velado na igreja do centro de Pomerode.

Ruas atendidas pela USF Edgar Liesenberg

Alfredo Gaedtke

Arnoldo Hardt

Augusto Krueger 

Erich Milchert

Erwin Erdmann

Erwin Gaedtke

Espírito Santo

Estrada Friedel H. F. Sievert - (Rua da Igreja do Alto da Serra)

Estrada Lili Arndt

Estrada Ricardo Hornburg

Fundos Butzke

Gustavo Gueths

Gustav Luedtke

Hermann Bloedorn

Hermann Erdmann

Hermann Reinke

Ida Volkmann

Morro Strassmann

Oswaldo Lohse

Otto Behling

Otto Mohr

Presidente Costa e Silva de 2964 a 9420

Raulina Bauer

Rega II

Rudolf Utech



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Divulgação
Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg