Jornal de Pomerode - Homenageando-o-dia-do-colono-66111 
Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Homenageando o Dia do Colono

Festa do Colono, realizada justamente no dia que homenageia a classe, é sucesso mais uma vez, no Pavilhão de Eventos de Pomerode

85ec4c05c32ae57b1374c201080476a4.jpg Foto: Raphael Carrasco/JP

Em 25 de julho, é comemorado o Dia do Colono. E, para homenagear essa data especial, principalmente em Pomerode, por possuir ainda essas características, foi realizada na quarta-feira, dia 25, a 22ª edição da Festa do Colono, no Pavilhão de Eventos Municipal, promovida pelo Clube Sênior da cidade.

Todos os anos, o evento é realizado no dia 25 de julho, data em que, também, se celebra o Dia do Colono. A data foi instituída no Brasil em 05 de setembro de 1968, com a criação da Lei Federal nº 5.496. Porém, a data já era conhecida há mais tempo, desde 1924, quando estavam ocorrendo as comemorações do centenário da vinda dos alemães para o Rio Grande do Sul. O dia foi reconhecido e utilizado para celebrar os colonos, principalmente, os alemães.

E, em 2018, não foi diferente. O Pavilhão estava tomado pelas pessoas que vieram de várias cidades da região. Em sua maioria, o público da terceira idade prestigiou o tradicional desfile dos Clubes de Caça e Tiro, aproveitando para jogar um dominó, participar do famoso bingo e dos sorteios realizados pela organização do evento.

Além disso, não poderia faltar o momento mais esperado da festa: a colheita das frutas, verduras e legumes, que ficam fixados, fazendo parte da decoração do local. Quando a colheita é liberada, várias pessoas tentam arrancar os produtos que ficam presos em um fio. Se conseguir pegar algo, pode levar para casa.

Segundo Bernardo Francener, coordenador do Clube Sênior, o evento foi um sucesso de público. A organização estima mais de três mil visitantes, que vieram de várias regiões do Vale e, até mesmo, de fora de Santa Catarina, como Paraná e São Paulo.

“Tivemos um excelente retorno nessa festa. Mais de três mil pessoas vieram prestigiar o evento, muitas delas, em grupos vindos de São Paulo e do Paraná. Ao todo, foram mais de 60 ônibus que estiveram aqui, principalmente da região do Vale do Itajaí”, explica Francener.

Ainda segundo o coordenador do Clube, já estão sendo realizados planejamentos para a 23ª edição da Festa do Colono, que irá acontecer em uma quinta-feira, dia 25 de julho de 2019, mantendo, assim, o costume de preservar as tradições coloniais tão comuns em nossa cidade.

 



Galeria de fotos: 2 fotos
Créditos: Raphael Carrasco/JP Raphael Carrasco/JP
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg