Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Homenageando a Língua Alemã

No dia 05 de abril, começou a Semana da Língua Alemã, que celebra o idioma falado em regiões colonizadas por alemães. O evento segue até o dia 14 de abril e as escolas pomerodenses entraram no clima da data para prestar uma homenagem à Semana

d3fd58642d5c55a339600b314cc232a4.jpg Foto: Lorizete Pegorini / Amadeu da Luz

Como todo mundo sabe, Pomerode é uma cidade que demonstra o total cultivo e manutenção das tradições germânicas, desde os costumes até a linguagem. No dia 05 de abril, começou a Semana da Língua Alemã, que celebra o idioma falado em regiões colonizadas por alemães. O evento segue até o dia 14 de abril e as escolas pomerodenses entraram no clima da data para prestar uma homenagem à Semana.

Várias atividades estão sendo realizadas nas escolas das redes pública municipal, estadual e particular, todas com um só objetivo: difundir, ainda mais, o Alemão, para que o idioma não se perca em próximas gerações. 

Na E.B.M. Amadeu da Luz, por exemplo, no primeiro dia da Semana da Língua Alemã, foi promovida uma série de atividades para homenagear o idioma. Alunas trouxeram instrumentos típicos da música germânica, como por exemplo, Bandoneon e Teufelsgeige, e realizaram uma apresentação para os estudantes da escola. No mesmo dia, houve muita dança e jogos que envolviam a cultura alemã.

De acordo com a professora de alemão da Amadeu da Luz e responsável pelo projeto bilíngue em Pomerode, Ranice Dulce Trapp, esse tipo de atividade, ajuda na manutenção da cultura, em Pomerode.

“Cada ação realizada durante a Semana da Língua Alemã, bem como, durante todo o ano, se torna parte do que o aluno aprende ao final do Ensino Fundamental, nas escolas municipais de Pomerode. Cada professor vai possibilitando o avanço no processo de ensino-aprendizagem da língua alemã”, explica a professora.
Além da escola de Testo Alto, outras que possuem o ensino alemão, em sua grade curricular, também irão promover atividades especiais alusivas à data. 

Sobre a semana

Partindo da ideia de que uma língua abre portas para entender melhor a cultura de outros países, as Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça – em cooperação com seus consulados e parceiros culturais no Brasil – realizam, entre os dias 05 e 14 de abril, a quarta edição da Semana da Língua Alemã.

A iniciativa realizará mais de 800 eventos em todo o Brasil, incluindo exibição de filmes, aulas demonstrativas de alemão, workshops, oficinas de teatro, atividades para crianças e apresentações musicais. O objetivo é oferecer ao público a oportunidade de conhecer a beleza e a diversidade do idioma alemão.

Um dos objetivos da Semana da Língua Alemã é despertar o interesse dos brasileiros para o idioma. O alemão é a língua mais falada na Europa. Sendo assim, o evento pretende tornar o idioma, que facilita o acesso à cultura, tecnologia, ciência e inovação europeia, mais conhecido e popular para os brasileiros.

A cada ano, mais pessoas se interessam em aprender o Alemão, já que o domínio dessa língua é uma grande vantagem no mercado de trabalho. Outro objetivo da Semana da Língua Alemã é mostrar que vale a pena aprender alemão e que é mais fácil do que muitas pessoas imaginam. Hoje, 135 mil brasileiros já o fazem.



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg