Jornal de Pomerode


HMRT apresenta novo serviço

O Hospital e Maternidade Rio do Testo, a partir do dia 01 de agosto, passará a oferecer o exame de Raio X Tórax PA, segundo o padrão estabelecido pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), que busca identificar possíveis doenças pulmonares causadas pela inalação constante de poeira no ambiente de trabalho.

a2f0444fb849eedc552cc9f32c418d83.jpg Foto: Isadora Brehmer/JP-O Dr. André Harger da Silva irá realizar os exames e produzir os laudos.

O Hospital e Maternidade Rio do Testo, a partir do dia 01 de agosto, passará a oferecer o exame de Raio X Tórax PA, segundo o padrão estabelecido pela Organização Mundial do Trabalho (OIT), que busca identificar possíveis doenças pulmonares causadas pela inalação constante de poeira no ambiente de trabalho. O resultado do exame será emitido através de um laudo padronizado, também conforme a OIT. 

É a primeira vez que Pomerode passa a oferecer este exame, que antes precisava ser feito em Blumenau. Todos os funcionários que tenham funções que estão em contato direto com resíduos sólidos dissolvidos na poeira do ar precisam fazer, regularmente, os exames. 

A princípio, três empresas pomerodenses demonstraram interesse em encaminhar os seus colaboradores para realizar os exames. Segundo o médico André Bernardo Harger da Silva, Radiologista e diretor do Centro de Imagem do HMRT, a partir do momento que os trabalhadores começam a fazer o exame Raio X Tórax PA, a sua qualidade de vida melhora. 

“O exame, realizado dentro do que é descrito pela Organização, pode identificar as doenças pulmonares a tempo de serem tratadas. Ele também serve para que o empregador avalie o ambiente de trabalho que está oferecendo aos seus colaboradores e faça as alterações necessárias”, complementa o médico. 

Já o diretor do HMRT, Frank Volkmann, ressalta a satisfação em poder oferecer mais um serviço para comunidade pomerodense. “Trata-se de um avanço para a saúde do nosso município. Estamos satisfeitos com o resultado da implantação deste novo serviço e esperamos atender, cada vez mais, as demandas da população de Pomerode e, também, das pessoas da região, sempre primando pela qualidade dos nossos serviços”, afirma. 

Este é o principal método de análise de imagem do tórax para a avaliação médica de trabalhadores expostos a poeiras, no sentido de fazer a vigilância, controle periódico e de investigações científicas de populações expostas.

O Raio X padrão é o exame que segue as determinações da OIT. No ano de 1930, a Organização estabeleceu esse padrão, que inclui a revisão e a edição de classificação radiológica das doenças pulmonares provocadas pela inalação de poeira, bem típicas de determinados ambientes de trabalho.

Desde 1994, foi determinado, pela legislação trabalhista brasileira (NR7 de 12/94), que os trabalhadores de qualquer empresa, com qualquer número de funcionários, que tenham exposição a poeiras, façam RX de Tórax na admissão, na mudança de função e em diversos intervalos determinados. No Brasil, é utilizada a versão 2000 do Raio X padrão OIT, que está prevista em nossa legislação trabalhista como alternativa de interpretação dos exames radiológicos, tanto para exames admissionais e demissionais, quanto para acompanhamento periódico de trabalhadores expostos à poeira.

 



Tags:
Veja também:









Mais vistos

Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg