Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Guarda do Embaú é eleita a praia mais bonita de Santa Catarina

Confira algumas das opções para curtir esse paraíso natural

5459d7ecb745f702998b22315a374923.jpg Foto: Divulgação

O site www.rotasantacatarina.com.br, especializado em roteiros turísticos, elegeu a praia da Guarda do Embaú como a mais bonita do Estado.
Santa Catarina tem um vasto litoral, repleto de lindas praias, portanto, certamente a escolha não deve ter sido nada fácil. Abaixo, confira um pouco mais sobre a Guarda do Embaú: 

O que esperar da praia da Guarda do Embaú? - Você pode esperar um cenário maravilhoso! O mar é bastante frequentado por surfistas, e a areia da praia é bastante democrática. Para ter acesso a praia, é preciso atravessar o Rio da Madre que, em dias de maré cheia, possui águas cristalinas e coloração que chega a lembrar as praias do Caribe!

O encanto da Guarda do Embaú vai além da bela praia com ondas perfeitas. A vila é formada por dezenas de ruas de areais com pousadas de charme, restaurantes e barzinhos rústicos que agitam a noite do pequeno vilarejo. Trilhas ecológicas, praias desertas, mirantes, piscinas naturais, rios e o místico Vale da Utopia são outras atrações que o turista pode conhecer enquanto estiver na região.

A beleza da região permanece intocada graças ao Parque da Serra do Tabuleiro, maior área de conservação no estado que abrange parte do vilarejo e abriga rios, cachoeiras e diversos animais silvestres.

O que tem pra fazer? - Além de curtir uma das praias mais lindas de Santa Catarina, existe uma espécie de vila bastante charmosa, cheia de lojinhas com itens de praia e artesanato. Outra ótima opção é fazer a trilha da Pedra do Urubu, de onde você terá uma vista panorâmica! 

O acesso a trilha se dá no canto esquerdo da praia da Guarda do Embaú. Para chegar ao alto do morro, percorre-se uma trilha por dentro da mata. Após deixar o caminho principal ainda calçado, é preciso ter atenção às bifurcações da trilha, que não são bem sinalizadas.

O nível de dificuldade é fácil, exceto nos últimos metros, que são mais íngremes e exigem maior esforço. Mas a recompensa está uns poucos passos à frente. Lá de cima, é possível ter uma visão de quase 360º do litoral catarinense. Pode-se ver as Ilhas Moleques do Sul, que ficam em frente à praia do Pântano do Sul, na Ilha de Santa Catarina.

Também se avistam a Ilha do Coral, toda a orla da Guarda do Embaú, delineada pelo Rio da Madre, a Praia do Gamboa, ao fundo, Siriú e a praia de Garopaba. A oeste, pode-se observar a planície do Litoral e a Serra do Tabuleiro, com seus montes verdes. 

Outra excelente opção na Guarda do Embaú é a Cachoeira da Zanella, que faz a alegria dos apaixonados por cachoeiras. Com oito metros de queda, forma piscina natural de águas transparentes. O acesso é por trilha em meio à mata, exigindo 40 minutos de caminhada.

Durante o inverno, a Guarda do Embaú recebe visitas ilustres: as famosas baleias-francas que visitam o litoral catarinense todos os anos.

Opções de hospedagem 

Existem boas pousadas e casas de aluguel de temporada na Guarda do Embaú, e a pousada mais famosa é a Zuluand, que é de propriedade do ator e modelo Paulo Zulu, que inclusive é morador da região. Porém, independentemente de onde você for se hospedar, a dica é garantir sua reserva com uma certa antecedência caso queira visitar a praia no verão, principalmente se quiser passar a virada do ano.



Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg