Jornal de Pomerode


Funcionários do Pommernheim realizam treinamento de primeiros socorros

Capacitação foi feita por bombeiros voluntários, em dois dias. na terça-feira, 07 de novembro, e na quarta, dia 08. Em cada um deles, um grupo de cerca de 14 funcionários participou.

9f732b34aa69c999ef1646d4105d6d73.jpg Foto: Divulgação

Buscar capacitação para oferecer um atendimento de excelência aos internos é um dos objetivos da equipe do Centro de Convivência Pommernheim. Por isso, foi realizada uma atividade teórica e prática a respeito de primeiros socorros, ministradas por bombeiros voluntários. 

As atividades foram realizadas em dois dias, na terça-feira, 07 de novembro, e na quarta, dia 08. Em cada um deles, um grupo de cerca de 14 funcionários participou. A divisão aconteceu para que os internos não ficassem desassistidos durante a capacitação. 

Esta foi a primeira vez que uma atividade de capacitação foi realizada em parceria com os bombeiros e os temas abordados foram as ações a serem tomadas em casos de engasgo e paradas cardiorrespiratórias, além de falar sobre o uso correto do extintor de incêndio. Inicialmente, foi realizada uma explanação teórica, sobre quais procedimentos deveriam ser realizados. Em seguida, com o auxílio de bonecos e também em duplas, os funcionários puderam aplicar as técnicas apresentadas anteriormente pelo bombeiro. 

A fisioterapeuta e coordenadora do Centro, Fabiana Fragoso, destacou que a experiência foi de extrema importância, principalmente porque, para alguns dos funcionários, esta foi a primeira vez em que tiveram contato com técnicas apropriadas para este tipo de situação. “O bombeiro soube explicar, de uma maneira bastante simples e completa, o que deveria ser feito, e quem nunca havia tido contato com experiências de primeiros socorros, pôde sair do curso com essa noção, o que já ajuda muito, caso um dia precisarmos”, afirma. 

Já para o bombeiro voluntário Luiz Fernando Gonçalves da Luz, que coordenou a capacitação, a oportunidade de poder passar seus conhecimentos a outras pessoas é gratificante. “Sabemos que todos necessitam de atenção e os idosos, mais ainda. Assim buscamos aproximar a corporação do Pommernheim, pois todos realizamos ações para o bem estar. A parte mais positiva é saber que, por mais simples que seja a palestra, sempre se tira proveito e, com isso, podemos ser a diferença para alguma pessoa em uma situação de emergência”, ressalta o bombeiro.

A coordenadora ainda revela que já existem planos de realizar novas capacitações no futuro, com temas variados, os quais alguns já foram sugeridos, como atividades práticas com o uso do extintor e, também, treinamento de evacuação em caso de emergências. 

“Agradecemos muito aos bombeiros voluntários por terem sugerido e se voluntariado e ter esse momento conosco, foi muito importante. E, com certeza, já aguardamos ansiosos para adquirir ainda mais conhecimento, com o auxílio deles”, finaliza Fabiana.



Tags:
Veja também:
Galeria de fotos: 2 fotos









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg