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Frutas da estação

Janeiro chegou e, com ele, chegaram também o sol e o calor. E para aliviar um pouco essa sensação de calorão, precisamos manter o nosso corpo hidratado. Além da água, podemos usar as frutas da estação.

ba1a25e87fdae3784efab3b213f5f984.jpg Foto: Divulgação

Janeiro chegou e, com ele, chegaram também o sol e o calor. E para aliviar um pouco essa sensação de calorão, precisamos manter o nosso corpo hidratado. Além da água, podemos usar as frutas da estação! 

Neste mês, dê preferência para o abacaxi, carambola, coco verde, figo, framboesa, fruta do conde, laranja-pêra, mamão, maracujá, melancia, nectarina e uva, e economize na hora das compras, pois as frutas da estação, além de melhor aparência e sabor, tendem a ter o preço mais baixo do que as outras.

Vamos conhecer as principais propriedades nutricionais de algumas delas: 

Uva 

É fonte de carboidratos, importantes para o fornecimento de energia para o corpo. Também contém vitamina C, vitaminas do complexo B e sais minerais como ferro, cálcio e potássio. A uva, principalmente a escura, possui ação antioxidante, ou seja, combate os radicais livres. A casca da uva rosada possui uma substância cardioprotetora chamada resveratrol, que ajuda no controle do colesterol, na diminuição da formação de coágulos sanguíneos e na prevenção da trombose. Por este motivo, o vinho e o suco de uva são considerados alimentos funcionais, pois estudos científicos demonstram suas propriedades nutricionais no controle de doenças cardiovasculares.

Abacaxi

Rico em vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras, a fruta auxilia no bom funcionamento imunológico, melhora a função intestinal e facilita a digestão, graças à ação da bromelina. Ainda, o abacaxi é um excelente diurético e contém poucas calorias, apenas 52 por fatia. Mas cuidado: pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras pépticas ou duodenais e gastrite não devem consumir a fruta em função de sua acidez.

Melancia

Dela, tudo é aproveitado. A polpa é uma excelente fonte de água e promove a hidratação do corpo. Já a casca pode ser usada em doces e sucos, a parte branca tem substâncias que auxiliam no bombeamento do sangue, melhorando a função cardíaca. A fruta também contém licopeno, que é um antioxidante muito importante. Além disso, a melancia tem propriedades que previnem, por exemplo, o câncer de próstata. Tem também vitamina A, que é boa para a saúde dos olhos, vitamina C que ajuda a melhorar o sistema imunológico. Uma fatia ou um copo de suco tem apenas 40 calorias. A melancia faz bem, também, para a pele. A vitamina C e os antioxidantes previnem o envelhecimento e atuam como protetor solar. Porém atenção, é bom evitar apenas comer a fruta à noite, após as refeições, porque pode ser indigesta.

Portanto, aproveite essas dicas e o clima para incluir mais frutas em sua alimentação diária, elas podem trazer muitos benefícios para a sua saúde enquanto lhe saciam, aliviam o calor e hidratam seu corpo. Converse sempre com um profissional da nutrição, para saber qual a melhor forma de aproveitar todos esses benefícios. 

Caroline Hackbarth – Nutricionista. CRN 10 5354.



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