Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Foco na promoção do bem comum

Mais uma figura feminina importante do legislativo pomerodense é personagem da série Mulheres na Política. A advogada Letícia Tribéss Volkmann ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores no mandato de 2012/2016 e falou sobre a experiência no meio político

103e435c79679e69ebb696820df19827.jpg Foto: Isadora Brehmer / Jornal de Pomerode

Mais uma  figura feminina importante do legislativo pomerodense é personagem da série Mulheres na Política. A advogada Letícia Tribéss Volkmann ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores no mandato de 2012/2016 e falou sobre a experiência no meio político.

Antes de conhecer mais sobre a realidade política, Letícia revela que tinha um pouco de aversão à área, mas depois de ter contato com pessoas ligadas a este mundo, pôde conhecer mais sobre o trabalho que executavam e a importância que ele tinha para a comunidade.

Por isso, no ano de 2005, a advogada se filiou ao Partido dos Trabalhadores (PT) e, depois de três anos, foi candidata à Câmara de Vereadores pela primeira vez, nas eleições de 2008. Nesta oportunidade, Letícia foi 1ª suplente e chegou a participar de algumas sessões, conhecendo mais ainda sobre a dinâmica do Poder Legislativo.

“Na primeira vez, fui candidata mais para atender a pedidos do que por uma vontade minha, mesmo. Mas em 2012, fui candidata novamente, desta vez por uma escolha inteiramente minha, algo mais planejado, pois percebi que tinha projetos que eu gostaria de apresentar, em prol da comunidade”, relata a ex-vereadora.

Letícia exerceu o mandato por três anos e três meses, até que tomou a decisão de desfiliar-se do partido. “Acabei me decepcionando com o caminho tomado por representantes a nível nacional do partido e por isso decidi que iria sair. Oficialmente, minha saída foi em 17 de março de 2016 e, já no dia 29, renunciei ao meu mandato”, comenta.

Mas mesmo tendo alguns meses a menos, Letícia conseguiu importantes conquistas para a comunidade. Uma das lutas vencidas foi conseguir fazer com que a Rede Feminina se tornasse beneficiária do município, passando a estar inclusa no orçamento, algo que permanece até hoje. Letícia também lutou por mais transparência nas obras, pela semana da agricultura e da doação de sangue e medula óssea, além de defender as mudanças no Estatuto dos Servidores.

“Uma das coisas que eu sempre defendi foi o voluntariado e, por isso, ajudei a tornar realidade a entrega da Comenda Diaconisa Anita Guenther às pessoas que se destacassem por iniciativas voluntárias na cidade”, afirma a advogada.

Para Letícia, a experiência como vereadora também foi de muito aprendizado, pois teve a oportunidade de acompanhar de perto como funciona o trabalho na Casa Legislativa. “Foi um período conturbado, principalmente porque foram anos difíceis entre o Executivo e o Legislativo na cidade. Como o vereador não pode executar, por vezes, era difícil entregar algumas coisas à comunidade. Mas mesmo com as diferenças que são normais entre as pessoas, foi possível conviver bem e até hoje tenho um contato muito bom com quem dividiu o espaço comigo e sempre procurei unir forçar para o bem comum”, afirma.

A advogada também é uma defensora da presença feminina no meio político e elenca os motivos para tal. “Acredito que deveria haver muito mais mulheres na política, porque elas têm características como o instinto materno e a capacidade de se dedicar muito aos compromissos que assumiram. Eu lembro de passar horas estudando projetos para tomar a melhor decisão. Inclusive, lamentei muito que, na última eleição, nenhuma mulher foi eleita para a Câmara de Vereadores”, reitera Letícia.

Porém, ela argumenta que, independentemente do sexo, o importante é pensar no bem comum para fazer um bom trabalho e defende que é interessante tentar, até mesmo para uma evolução pessoal.

“Você pode, já na campanha, ser diferente, mostrar que a política pode ser diferente e quando se está lá dentro, a pessoa não pode perder a sua essência e defender o que acredita”, finaliza a advogada.

 



Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg