Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Fenômeno conhecido como Halo Solar é registrado em Pomerode

Um arco-íris se formou ao redor do Sol e outro logo abaixo do círculo multicolorido. O fenômeno é chamado de Halo Solar e foi admirado por Pomerode e outros municípios.

e5a050d2b0eac27d3e3f9303583e0eac.jpg Foto: Marcos Ricardo Fotografias

Um fenômeno óptico muito curioso encantou quem estava em Pomerode e em outras cidades de Santa Catarina nesta segunda-feira, dia 26 de fevereiro. Todos queriam registrar o arco-íris que surgiu em volta do Sol e  se perguntavam que fenômeno poderia ser aquele. 

Para quem ficou com a dúvida, trata-se de um Halo Solar, caracterizado pelo surgimento de um círculo ao redor do Sol e que ocorre a cerca de 17 quilômetros de altitude, quando a luz do Sol é refletida e refratada por cristais de gelo que estão na atmosfera, provocando uma dispersão de luz. O formato fica circular devido à estrutura hexagonal dos cristais de gelo. 

O arco-íris é formado porque, durante o Halo Solar, a luz se dispersa, ou seja, a luz branca vinda do Sol entra em contato com a superfície do gelo e depois com o ar, sofrendo duas refrações e espalhando as sete cores. 

Além de Pomerode, o fenômeno também pôde ser visto em cidades como Blumenau, Florianópolis, Brusque, Antônio Carlos, entre outras da região do litoral e do Vale do Itajaí. 

De acordo com especialistas, o fenômeno não é considerado raro, já que ocorre de forma semelhante à formação de um arco-íris, porém, mesmo assim, ocorre com menos frequência do que o arco-íris tradicional.

Existe, ainda, o Halo Lunar, que acontece da mesma forma do que o Halo Solar, porém a visualização das cores escuras fica prejudicada por causa da cor do céu durante a noite, sendo vistas facilmente as cores claras, apenas.

O fenômeno chamou a atenção de moradores de várias cidades de Santa Catarina, que registraram o espetáculo da natureza na internet.  Além de conquistar a atençao das pessoas, as cores também conquistaram as redes sociais. O assunto foi alcançou a lista de mais comentados no Twitter, por exemplo. 

O aneis ocorrem de frequentemente, mas segundo especialistas, devido a baixa intensidade, podem acabar nem sendo notados. 

O nome “Halo Solar” deriva da palavra “Halo”, em inglês, que traduzida para o português,  significa auréola, ou círculo luminoso. 

Os aneis já foram registrados em outros locais do mundo, em períodos diferentes, e também encantaram a população presente.  

 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Cristiano Andujar
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg