Jornal de Pomerode

Edição Impressa



FCF atualiza instrutores sobre o Curso RAP-Fifa

A Federação Catarinense de Futebol promoveu, na tarde de terça-feira, dia 25 de setembro, a segunda jornada de atualização de orientações aos Instrutores de Arbitragem estaduais, com o repasse das informações do IX Curso RAP-Fifa, realizado em Águas de Lindóia (SP).

5d3077f964c982a5a9c11c14857c0f8a.jpg Foto: Marcelo Negreiros / FCF

A Federação Catarinense de Futebol promoveu, na tarde de terça-feira, dia 25 de setembro, a segunda jornada de atualização de orientações aos Instrutores de Arbitragem estaduais, com o repasse das informações do IX Curso RAP-Fifa, realizado pelo instrutor técnico e diretor do Departamento de Arbitragem, Marco Antônio Martins, no início do mês de setembro, em Águas de Lindóia (SP). A primeira etapa da jornada foi realizada no dia 13 de setembro, com a participação de seis instrutores. Já a desta semana contou com a participação de outros 15 instrutores. Entre eles, Arlindo Utpadel, diretor de árbitros da Liga Pomerodense de Desportos (LPD), que participou dos trabalhos, juntamente com o presidente da entidade, Ademar Ramthun.

Martins destaca a importância do repasse de informações atualizadas ao quadro catarinense. “Continuamos imbuídos pelo objetivo de atingir a padronização de critérios. Seguimos municiando nossos instrutores com material atualizado sobre orientações da Fifa e da International Board, após a Copa do Mundo Rússia 2018. Através desse repasse de informações, proporcionamos a constante atualização sobre as regras do jogo”.

A partir da atualização das orientações para os instrutores FCF, o Departamento de Arbitragem desenvolverá o repasse das informações através de palestras regionais para todo quadro catarinense de arbitragem. Segundo Ramthun, a participação da LPD, nesse processo, é de fundamental importância. “A Federação sempre destaca que há um déficit de avaliadores capacitados, por isso, vimos a oportunidade do nosso diretor de árbitros, Arlindo Utpadel, exercer também essa função dentro da entidade. E como surgiu esta oportunidade de participarmos dessa instrução, abraçamos a causa. Tenho como meta de trabalho sempre buscar conhecimento, e a participação dentro da FCF é de suma importância, pois nos coloca num nível acima. E, claro, faz com que sejamos reconhecidos e tenhamos o nosso trabalho divulgado”, ressalta.

Na reunião, o repasse das orientações foi realizado através da exibição de vídeos, inclusive, com lances da Copa do Mundo Fifa Rússia 2018, abrangendo inúmeras situações de jogos: disputas / entradas, bola na mão, pênalti, faltas táticas, impedimento, posicionamento e leitura de jogo. Durante quase cinco horas de trabalhos, os instrutores FCF assistiram aos vídeos, analisaram e discutiram as marcações.



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    eb224b55631b8f403d168a912e1f6fb6.jpg4b580c53dad677f2141dea5ad908465d.jpg