Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Exposição internacional chega a Pomerode

Exposição fotográfica retrata a imigração alemã em cinco continentes. As imagens ficarão expostas Galeria Erwin Curt Teichmann, no Centro Cultural de Pomerode. A entrada é gratuita

9b7fa0ebe8147804420d461059972c9a.jpg Foto: Raphael Carrasco/JP

O fotógrafo alemão Jörg Müller, que já trabalhou para National Geographic, Der Spiegel e Stern, dentre outras publicações de renome internacional, dedicou os últimos cinco anos ao projeto “5x Deutschland”, ou “Cinco Vezes Alemanha”, para mostrar as características comuns entre comunidades de ascendência germânica espalhadas pelo mundo. No continente sul-americano, a representante foi Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil, que será o primeiro local a receber a exposição de fotografias documentais fora da Alemanha. As obras, que incluem registros feitos também em cidades do México, África do Sul, Romênia e Sibéria, estão em exibição desde 21 de janeiro, data em que Pomerode comemorou os 60 anos de emancipação político-administrativa.

A abertura da exposição foi realizada na manhã de segunda, dia 21, na Galeria Erwin Curt Teichmann, no Centro Cultural de Pomerode, localizado na Rua Hermann Weege. No local, os visitantes terão pouco mais de um mês para conhecer as obras captadas ao redor do mundo. 

De acordo com o fotógrafo, Pomerode consegue reproduzir os traços da cultura alemã, podendo ser considerada a “Pequena Alemanha”.

“Pomerode preserva a cultura, e isso é notável em sua arquitetura e, também, na Festa Pomerana. Percebi que a cidade é mais conservadora, mantendo suas características fortes e raízes do povo alemão, afinal, percebo que na própria Alemanha, os traços já se perderam um pouco e, hoje, a cultura é mais europeia, em geral”, explica.

O trabalho estava exposto, até agora, na sede mundial do Instituto Goethe, em Munique. Em Pomerode, a exposição poderá ser visitada de quarta a sexta-feira, das 13h às 17h, e sábados e domingos, das 11h às 16h, no Centro Cultural de Pomerode, até o dia 28 de fevereiro. A entrada é gratuita.

 



Localização:

Galeria Erwin Curt Teichmann, Pomerode

Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg