Jornal de Pomerode


Exposição homenageia ícone da Reforma Luterana na Pomerânia

Uma exposição comemorativa aos 500 anos da Reforma Luterana será promovida em Pomerode, durante os meses de setembro e outubro. A atração é uma promoção da Fundação Cultural, em parceria com o Instituto Zauberberg e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Pomerode.

9e5e123d544c81e66797dddffdeb8eb4.jpg Foto: Leonardo Borchardt/JP-A exposição conta con 26 banners que contam a história do pastor Johannes Bugenhagen.

Uma exposição comemorativa aos 500 anos da Reforma Luterana será promovida em Pomerode, durante os meses de setembro e outubro. A atração é uma promoção da Fundação Cultural, em parceria com o Instituto Zauberberg e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Pomerode, e é intitulada Johannes Bugenhagen – Doctor Pomeranus. 

De acordo com o pastor Aldo Beskow, a exposição é um tributo ao ícone da Reforma na Pomerânia. “Ela traz uma homenagem, através de 26 painéis, à vida e ao trabalho do pastor e guia Pomerano, que teve um papel fundamental na adesão à Reforma da região norte da Alemanha e na Dinamarca”, explica

O trabalho para a reunião do conteúdo a ser exposto começou na Universidade de Greifswald, na Alemanha, sendo feito através de uma parceria entre os historiadores e o Bispado do norte do país. Depois disso, o trabalho foi compartilhado com a embaixada alemã, no Rio de Janeiro, e com a embaixada honorária alemã, no Espírito Santo, que realizou a tradução, coordenada pelo Prof. Dr. Rodrigo Paiva, da Unversidade Federal do Espírito Santo. 

A exposição também fala sobre o Tapete Croy, uma importante peça histórica produzido em 1554, exposta no Pommersches Landesmuseum, em Greifswald, que retrata as principais figuras da Reforma na Pomerânia.

A atração já passou por cidades que foram colonizados por pomeranos e, agora, chega à Pomerode, onde ficará até o dia 31 de outubro, data oficial da comemoração da Reforma Luterana. Depois disso, ela segue para o Rio Grande do Sul. 

Os banners que integram a exposição passarão por diversas igrejas em Pomerode e as datas que ficarão em cada uma, estão descritas na programação ao lado.

Calendário de Exposições: 

Dia 15 e 16 de outubro: 
Igreja Cristo Vive - Pomerode Fundos

Dia 15 de outubro:
09:00 – Comunidade em geral

Dia 17 a 19 de outubro:
Igreja da Comunidade Ev. Lut. - Testo Central

Dia 19 outubro:
14:00 - OASE  e 19:30 - Comunidade em geral

Dias 20 a 22 de outubro: 
Igreja da Comunidade Ev. Lut. - Rega

Dias 21 e 22 de outubro:
Comunidade em geral

Dia 31 de outubro e 01 de novembro:
Igreja da Com. Ev. Lut. - Testo Alto e 19:30 – Comunidade em geral
 



Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg