Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Exposição homenageia ícone da Reforma Luterana na Pomerânia

Uma exposição comemorativa aos 500 anos da Reforma Luterana será promovida em Pomerode, durante os meses de setembro e outubro. A atração é uma promoção da Fundação Cultural, em parceria com o Instituto Zauberberg e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Pomerode.

9e5e123d544c81e66797dddffdeb8eb4.jpg Foto: -A exposição conta con 26 banners que contam a história do pastor Johannes Bugenhagen.Leonardo Borchardt/JP

Uma exposição comemorativa aos 500 anos da Reforma Luterana será promovida em Pomerode, durante os meses de setembro e outubro. A atração é uma promoção da Fundação Cultural, em parceria com o Instituto Zauberberg e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana de Pomerode, e é intitulada Johannes Bugenhagen – Doctor Pomeranus. 

De acordo com o pastor Aldo Beskow, a exposição é um tributo ao ícone da Reforma na Pomerânia. “Ela traz uma homenagem, através de 26 painéis, à vida e ao trabalho do pastor e guia Pomerano, que teve um papel fundamental na adesão à Reforma da região norte da Alemanha e na Dinamarca”, explica

O trabalho para a reunião do conteúdo a ser exposto começou na Universidade de Greifswald, na Alemanha, sendo feito através de uma parceria entre os historiadores e o Bispado do norte do país. Depois disso, o trabalho foi compartilhado com a embaixada alemã, no Rio de Janeiro, e com a embaixada honorária alemã, no Espírito Santo, que realizou a tradução, coordenada pelo Prof. Dr. Rodrigo Paiva, da Unversidade Federal do Espírito Santo. 

A exposição também fala sobre o Tapete Croy, uma importante peça histórica produzido em 1554, exposta no Pommersches Landesmuseum, em Greifswald, que retrata as principais figuras da Reforma na Pomerânia.

A atração já passou por cidades que foram colonizados por pomeranos e, agora, chega à Pomerode, onde ficará até o dia 31 de outubro, data oficial da comemoração da Reforma Luterana. Depois disso, ela segue para o Rio Grande do Sul. 

Os banners que integram a exposição passarão por diversas igrejas em Pomerode e as datas que ficarão em cada uma, estão descritas na programação ao lado.

Calendário de Exposições: 

Dia 15 e 16 de outubro: 
Igreja Cristo Vive - Pomerode Fundos

Dia 15 de outubro:
09:00 – Comunidade em geral

Dia 17 a 19 de outubro:
Igreja da Comunidade Ev. Lut. - Testo Central

Dia 19 outubro:
14:00 - OASE  e 19:30 - Comunidade em geral

Dias 20 a 22 de outubro: 
Igreja da Comunidade Ev. Lut. - Rega

Dias 21 e 22 de outubro:
Comunidade em geral

Dia 31 de outubro e 01 de novembro:
Igreja da Com. Ev. Lut. - Testo Alto e 19:30 – Comunidade em geral
 



Galeria de fotos: 1 fotos
Créditos: Leonardo Borchardt/JP
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg