Jornal de Pomerode

Edição Impressa



Exemplo de força, superação e amor

A paralisia cerebral nunca foi um grande obstáculo para que Sophye fosse uma criança iluminada, cheia de amor e lições para dar.

ba17afee01b3cbce4ee0631925cf9bbc.jpg Foto: Matheus Martins/JP

A mãe a descreve como com um gênio forte, uma menina de garra. Já o pai, como um verdadeiro presente. É com um sorriso no rosto e muita vontade que se supera cada dia. Sophye Rezende Klemme, de apenas sete anos, possui paralisia cerebral e outras complicações, que não a impedem de, com uma família cheia de amor, vencer cada obstáculo. 

Assim que completou 10 meses de vida, a menina foi surpreendida por uma reação alérgica e outros sintomas que a levaram a perder os movimentos e a ficar em estado vegetativo. A medicina dizia para os pais se conformarem com a situação de Sophye, pois ela era uma criança especial, e que devido a alguns problemas, após um nascimento prematuro, o organismo não conseguiria suprir todas as necessidades. “Ouvimos dos médicos que nossa filha seria sempre acamada. Ela quase precisou ser alimentada por sonda mas, graças a Deus, não foi necessário”, conta a mãe da menina, Thamirys Rezende Klemme, de 27 anos. Em seguida, Sophye começou a fazer tratamentos, envolvendo desde fisioterapia e fonoaudiologia, até muita fé. 

Dessa forma, com as intervenções médicas, Sophye começou a se desenvolver do seu jeito, demonstrando a força que possui. “Minha filha tem um gênio muito forte e é muito esperta, o que acaba fazendo com que ela esteja aqui hoje. Aquela vontade de não querer ser vencida, pois todo o desafio que recebe, ela supera”, admira Thamirys.

Mais adiante, no ano de 2017, a garota sofreu outras complicações. Os mesmos sintomas que teve com 10 meses, apresentou no mês de agosto do ano passado. Outra reação alérgica, até então desconhecida, afligiu novamente todos ao seu redor. “Levamos ela em um hospital de outra cidade, bem debilitada e com algumas crises. Foi necessário que ela fosse reanimada, chegou a ficar quatro minutos em óbito. Ela voltou após ser medicada com remédios muito fortes, que deixaram sequelas. Mas, graças a Deus, ela está evoluindo de novo. Tinha muitas coisas que ela sabia, como as vogais, os números, as cores, então como afetou uma parte do cérebro, ela acabou perdendo”, explica a mãe. 

Atualmente, Sophye está no nível 5 do colégio Doutor Blumenau, o terceiro ano da garota na escola, onde, segundo a família, a filha é bem amparada por profissionais capacitados que trabalham com muita inclusão. 

Ainda segundo Thamirys, os médicos não sabem explicar como ela está bem atualmente e, para relatar essa vitória, a mãe criou um perfil no Instragram, o @mundodasophy. A página, que já conta com mais de mil seguidores, tem como principal objetivo mostrar o mundo perante a paralisia cerebral. “Por meio do perfil, quero motivar outras mães que têm crianças especiais e conscientizar as famílias para trabalharem a inclusão com seus filhos dentro de casa. Infelizmente, não é uma coisa fácil, nós sofremos preconceito de todos os lados. Por mais que muitos elogiem, existem outras que não olham com esses olhos, que apontam e dão risada. Acham-se muitos perfis no Instagram em que as meninas são modelos e capas de revista, mas porque a minha filha não pode ser capa de revista? Devemos quebrar esse tabu”, ressalta a mãe, que administra o perfil na rede social, no qual busca demonstrar o valor do amor e da consciência. 

“Somos os verdadeiros pais corujas, onde ela vai, nós vamos também”, exemplifica o pai, Jonatan Klemme, 30, companheiro da filha para um bom achocolatado, ressaltando que Sophye é o maior presente que pôde receber e que faz tudo para ver a filha feliz. Para a mãe, Sophye é perfeita. “Eu sou grata a Deus por Ele ter me dado ela do jeitinho que ela é, pois existe um propósito. Enquanto ela estiver aqui, quero fazer tudo por ela”. 

 



Galeria de fotos: 5 fotos
Créditos: Matheus Martins/JP Matheus Martins/JP Matheus Martins/JP Matheus Martins/JP Matheus Martins/JP
Tags:
Veja também:









Publicidade

  • 
    50b2324f0aa1127b27ce46c6d6dd7ed4.jpg